Banner Portal
O papel do LABI na formação de alunos com consciência ecológica diferenciada
PDF

Palavras-chave

Aula prática. Segurança. Resíduo químico. Tratamento. Incineração

Como Citar

GHISELLI, Gislaine; ALVES, Dirceu Pedro; FERREIRA, Cristina Boccato. O papel do LABI na formação de alunos com consciência ecológica diferenciada. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 56–57, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7678. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

: A Universidade, frente à crescente preocupação com o meio ambiente, experimenta um novo desafio: a construção de métodos de ensino que rompam os limites disciplinares e reaproxime-a das demandas do mundo real. Assim, reassume seu papel de formadora, desenvolvedora e reforçadora de competências sociais. O Laboratório de Análise Instrumental em Alimentos – LABI, em suas aulas práticas, têm auxiliado os alunos no desenvolvimento de uma forma de pensar diferenciada, conscientizando-os sobre o problema ambiental que está sendo gerado na construção de seu aprendizado. Desde 2005, o LABI trabalha com o conceito de co-responsabilidade, com relação aos resíduos químicos gerados após suas aulas práticas, isto é, o gerador do resíduo é co-responsável em todo o processo de tratamento e disposição do mesmo. Nas primeiras aulas práticas, noções de gerenciamento de resíduos e segurança em laboratório são fornecidas aos alunos. Nas aulas seguintes, durante a realização dos experimentos, os alunos segregam os seus resíduos, seguindo as classificações adotadas pelo Programa Gestor da Unicamp. Estes resíduos são então transportados até o depósito de resíduos da FEA e, posteriormente, encaminhados para a incineração. Já os resíduos passíveis de tratamento são tratados no próprio LABI e descartados em sistema de esgoto sanitário e/ou estocados, de acordo com o tipo de resíduo em questão. Com a adoção destes procedimentos o LABI reduziu gastos com a compra de reagentes e consumo em geral, além de ter proporcionado a minimização de riscos devido ao incremento à segurança, melhorando assim a qualidade do ensino e da pesquisa.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gislaine Ghiselli, Dirceu Pedro Alves, Cristina Boccato Ferreira

Downloads

Não há dados estatísticos.