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O papel do LABI na formação de alunos com consciência ecológica diferenciada
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Palavras-chave

Aula prática. Segurança. Resíduo químico. Tratamento. Incineração

Como Citar

GHISELLI, Gislaine; ALVES, Dirceu Pedro; FERREIRA, Cristina Boccato. O papel do LABI na formação de alunos com consciência ecológica diferenciada. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 56–57, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7678. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

: A Universidade, frente à crescente preocupação com o meio ambiente, experimenta um novo desafio: a construção de métodos de ensino que rompam os limites disciplinares e reaproxime-a das demandas do mundo real. Assim, reassume seu papel de formadora, desenvolvedora e reforçadora de competências sociais. O Laboratório de Análise Instrumental em Alimentos – LABI, em suas aulas práticas, têm auxiliado os alunos no desenvolvimento de uma forma de pensar diferenciada, conscientizando-os sobre o problema ambiental que está sendo gerado na construção de seu aprendizado. Desde 2005, o LABI trabalha com o conceito de co-responsabilidade, com relação aos resíduos químicos gerados após suas aulas práticas, isto é, o gerador do resíduo é co-responsável em todo o processo de tratamento e disposição do mesmo. Nas primeiras aulas práticas, noções de gerenciamento de resíduos e segurança em laboratório são fornecidas aos alunos. Nas aulas seguintes, durante a realização dos experimentos, os alunos segregam os seus resíduos, seguindo as classificações adotadas pelo Programa Gestor da Unicamp. Estes resíduos são então transportados até o depósito de resíduos da FEA e, posteriormente, encaminhados para a incineração. Já os resíduos passíveis de tratamento são tratados no próprio LABI e descartados em sistema de esgoto sanitário e/ou estocados, de acordo com o tipo de resíduo em questão. Com a adoção destes procedimentos o LABI reduziu gastos com a compra de reagentes e consumo em geral, além de ter proporcionado a minimização de riscos devido ao incremento à segurança, melhorando assim a qualidade do ensino e da pesquisa.
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Copyright (c) 2016 Gislaine Ghiselli, Dirceu Pedro Alves, Cristina Boccato Ferreira

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