Modelo de negócio para construção civil: projeto-licitaconstroi PLC aplicado em escritório de projeto de instituições públicas

Autores

  • Solange Liseglê Schulz Staut Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7675

Palavras-chave:

Coordenação de projetos. Desenvolvimento de processo. Órgão público

Resumo

Os estudos e pesquisas disponíveis na área de gestão e coordenação de projetos estão cada vez mais abundantes, existem poucos estudos relacionados aos órgãos públicos. No mercado americano percebem-se dois modelos de negócio na construção civil: Projeta-LicitaConstroi (PLC) e Projeta-Constrói (PC). O modelo de negócio PLC é mais aplicado na construção de prédios públicos na busca de maior competitividade para atingir o menor preço e minimizar a pressão política para seleção de agentes participantes no processo. No Brasil a Lei 8666/93, utiliza entendimentos de PLC e estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras e serviços de prédios públicos. Existem instituições públicas que têm em seu organograma escritórios de projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) que desenvolvem ou gerenciam projetos para atender a demanda interna de obras novas, reformas e manutenção de edifícios. Estes escritórios mesmo tendo características diferentes dos escritórios privados, uma vez que não visam lucro, têm em comum: a formação de equipes; a necessidade de qualidade dos produtos; rapidez na entrega de projetos e obras e clientes (que nos órgãos públicos são instituídos pela sua comunidade interna). Este trabalho desenvolve um estudo sobre o modelo de negócio PLC aplicado em escritório de projeto de AEC, inserido em órgão público de ensino e pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Liseglê Schulz Staut, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Tecnologia em Construção Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1991) e mestrado em Engenharia Civil pela UNICAMP (2011). Atualmente é aluna de Doutorado na FEC- UNICAMP sob orientação da Profa. Marina Sangoi de Oliveira Ilha, é sócio - diretor - MetaCRM Desenvolvimento Comercial e Cultural LTDA e tecnóloga em edifícios da Coordenadoria de Projetos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão e Tecnologia do Ambiente Construído, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de informação, mapeamento, desenho técnico, gestão do processo de projeto e coordenação de projetos.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

STAUT, S. L. S. Modelo de negócio para construção civil: projeto-licitaconstroi PLC aplicado em escritório de projeto de instituições públicas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 71–71, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7675. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão