Banner Portal
Melhoria na movimentação e armazenamento de materiais do almoxarifado do centro de atenção integral à saúde da mulher (CAISM) da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Armazém. Layout. Cadeia de suprimentos

Como Citar

LOPES, Rosimeire A. Mendes; LIMA JÚNIOR, Orlando Fontes; ANTONINE, Beatriz. Melhoria na movimentação e armazenamento de materiais do almoxarifado do centro de atenção integral à saúde da mulher (CAISM) da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 44–45, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7673. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A adequação dos espaços é uma das ferramentas que dá suporte às operações melhorando seus fluxos, e consequentemente sua logística interna. Para atender os princípios básicos da armazenagem, foi aprovada pela diretoria executiva do CAISM a reforma e adequação predial do seu Almoxarifado bem como reorganização do seu layout. O objetivo deste trabalho foi aperfeiçoar a movimentação e a armazenagem de materiais do Almoxarifado – CAISM para reduzir desperdício de área e melhorar a disponibilidade de materiais para as atividades hospitalares. Foi feito um levantamento bibliográfico e foram selecionados estudos que abordavam especificamente o tema . Foram utilizados os descritores: layout e warehouse. Os sites pesquisados foram: www.emeraldinsight.com e www.sciencedirect.com. Outras referências de interesse foram obtidas em livros especializados. Foi realizado um levantamento dos tipos de estrutura de armazenagem e selecionados os modelos que atendessem o armazenamento de medicamentos e de materiais médico-hospitalares. Para o projeto e concepção do layout foi realizada simulação através de programa computacional AutoCAD para encontrar o melhor modelo de utilização do espaço. Na simulação foram verificadas e analisadas as melhores condições de rota de recebimento, rota para a distribuição e distâncias mínimas entre as estruturas e corredores. O novo layout proporcionou aumento de 23% m2 e 27% m3 na capacidade de armazenagem, houve reordenação dos fluxos de movimentação pelo realinhamento dos corredores e padronização das estruturas de armazenagem. Todo esforço empregado neste projeto será para obter a utilização máxima do espaço de armazenagem do Almoxarifado – CAISM bem como a movimentação eficiente dos materiais.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosimeire A. Mendes Lopes, Orlando Fontes Lima Júnior, Beatriz Antonine

Downloads

Não há dados estatísticos.