Melhoria na inserção do estagiário de pedagogia na divisão de educação infantil e complentar - DEdIC

Autores

  • Magali Aparecida de Oliveira Arnais Universidade Estadual de Campinas
  • Roberta Rocha Borges Universidade Estadual de Campinaas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7672

Palavras-chave:

Estagiário. Pedagogia. Formação

Resumo

Ao atuar em uma unidade educacional o estagiário de Pedagogia tem a oportunidade de articular os conhecimentos teóricos do seu curso com o contexto educacional da instituição que serve de campo de estágio, além de vivenciar o confronto de idéias, a reflexão constante, o aprendizado sobre os saberes e fazeres da sua futura profissão. Para o estagiário a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, representa uma evolução na política pública de emprego para jovens no Brasil, ao reconhecer o estágio como um vínculo educativo-profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedagógico e do itinerário formativo do educando. Para a DEdIC, mais do que criar novos espaços de formação, faz-se necessário um repensar no papel político e pedagógico do professor de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental ao ser responsável pela formação de outros, não só nas questões relacionadas aos conhecimentos mas, principalmente nas ações éticas profissionais. Esse estudo1 objetiva apresentar um programa padronizado de capacitação do estagiário de pedagogia, tendo como premissa melhorar a qualidade do atendimento educacional na DEdIC ao dispormos de estagiários melhor capacitados e, assim, possibilitar um campo de formação para o futuro pedagogo compatível com as exigências do MEC no sentido de atender a faixa etária de 2,5 meses a 14/15 anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Aparecida de Oliveira Arnais, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Especialização em Orientação Educacional - IASP; Especialização em Deficiência visual e surdez - FCM- UNICAMP. Atualmente é Pedagoga do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas e Docente do curso de pós-graduação em Psicopedagogia - IBFE. Atuou como docente do Curso de Pedagogia, Pedagogia PARFOR e Letras-PUC-Campinas. Foi consultora Educacional no Núcleo de Estudos Pedagógico de Pedreira e professora Assistente da Universidade Paulista- UNIP- 2002-2011, ministrou disciplinas no curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Campinas-IESCAMP-2009-2011. Atuou como professora Conteudista, elaborando material didático (livro texto) em EAD na UNIP-INTERATIVA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inclusão do aluno com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: educação,políticas publicas educacionais, ações pedagógicas,didática, inclusão, Artes e Tecnologias Assitivas.

Roberta Rocha Borges, Universidade Estadual de Campinaas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Genebra (2006). Atualmente é professora do curso de pós graduação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, pedagoga da Universidade Estadual de Campinas, professora dos cursos de extensão da unicamp da Universidade Estadual de Campinas e prof / autora do curso de extensão proepre da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, aprendizagem, construtivismo, creche e família.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

ARNAIS, M. A. de O.; BORGES, R. R. Melhoria na inserção do estagiário de pedagogia na divisão de educação infantil e complentar - DEdIC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 26–26, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7672. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7672. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)