Iniciativa de preservação de documentos arquivísticos digitais: o estudo de caso da assessoria de comunicação e imprensa

Autores

  • Clayton Levy Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7665

Palavras-chave:

Preservação digital. Documento arquivístico digital. Projeto InterPARES 3

Resumo

O International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems (Projeto InterPARES 3) é uma ação colaborativa internacional de pesquisa sobre documentos arquivísticos autênticos em sistemas informatizados, composta de diversas equipes regionais, nacionais e multinacionais, que pretende traduzir a teoria e a metodologia de preservação digital em planos concretos de ação para conjuntos documentais que devem ser mantidos por longo prazo por instituições arquivísticas ou unidades de Arquivo dentro das organizações produtoras. A Unicamp integra o Projeto InterPARES 3, a partir de convênio firmado com o Arquivo Nacional, desenvolvendo atividades voltadas à execução do plano de trabalho intitulado: “Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais Autênticos da Unicamp”. Os Registros Fotográficos Digitais, produzidos pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ASCOM), foram selecionados para compor os estudos do TEAM Unicamp. Neste contexto, o referido estudo de caso, examina os registros fotográficos que, desde 2004, são capturados originalmente em formato digital para análise e edição dos editores e jornalistas. As imagens são copiadas para um repositório próprio e referenciadas no Sistema SIARQ/PESQUISA, dotado de requisitos de descrição baseados nas normas ISAD(G) e EAD. Trata-se de documentos arquivísticos digitais que devem ser mantidos com atributos confiáveis, autênticos e acessíveis ao longo do tempo. Este estudo no âmbito do Projeto InterPARES visa à implementação de procedimentos de gestão e preservação nesse repositório de documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton Levy, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

LEVY, C. Iniciativa de preservação de documentos arquivísticos digitais: o estudo de caso da assessoria de comunicação e imprensa. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 33–34, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7665. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7665. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão