Implantação do sistema de gestão da qualidade iso 9001:2008 em uma fundação pública de direito privado: uma experiência de sucesso

Autores

  • Eda Lúcia Marçal Collaço Universidade Estadual de Campinas
  • Andréia Cristina Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia Lúcia Peterse Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7663

Palavras-chave:

ISO 9001 almoxarifado. Sistema de qualidade almoxarifado. ISO 9001 fundação

Resumo

A FUNCAMP é uma fundação pública de direito privado, criada pela UNICAMP para dar apoio à Universidade. Dentre as suas atividades está a administração de importantes almoxarifados da Universidade: Central, HC, Farmácia do HC, Consignados do HC, Hemocentro, HES e FOP. Esta atividade teve início em 1995 com o almoxarifado do HC e atualmente conta com 103 colaboradores. Em 2007, verificando-se o nível de organização e de satisfação dos usuários, decidiu-se buscar a certificação do sistema. O objetivo foi garantir a qualidade através da padronização do processo. Contratou-se um consultor que se responsabilizou pelo treinamento dos colaboradores e orientou na elaboração da documentação exigida pela norma. Foram seguidos os requisitos da ABNT NBR ISO 9000:2005 e NBR ISO 9001:2000, os processos do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ foram descritos utilizando a ferramenta SIPOC. Foi estabelecido um macrofluxo onde estão identificados todos os processos da organização que fazem parte do SGQ e as suas interações. A certificação foi obtida em Junho de 2008 e a re-certificação com base na versão 2008 em Abril de 2010. A certificação ISO 9001 demonstra que o sistema de qualidade da FUNCAMP encontra-se estruturado, conforme os padrões internacionais, ou seja, as atividades relativas à realização do serviço submeteram-se a um rigoroso controle de qualidade, que garantiu uma série de benefícios à Fundação, tais como: melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho, descentralização do conhecimento através da padronização das atividades, motivação e elevação da auto-estima da equipe, redução dos custos com qualidade (refugos, retrabalhos, devolução).

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Biografia do Autor

Eda Lúcia Marçal Collaço, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Andréia Cristina Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Márcia Lúcia Peterse, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

COLLAÇO, E. L. M.; OLIVEIRA, A. C.; PETERSE, M. L. Implantação do sistema de gestão da qualidade iso 9001:2008 em uma fundação pública de direito privado: uma experiência de sucesso. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. ---, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7663. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7663. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão