Banner Portal
Implantação do sistema de gestão da qualidade iso 9001:2008 em uma fundação pública de direito privado: uma experiência de sucesso
PDF

Palavras-chave

ISO 9001 almoxarifado. Sistema de qualidade almoxarifado. ISO 9001 fundação

Como Citar

COLLAÇO, Eda Lúcia Marçal; OLIVEIRA, Andréia Cristina; PETERSE, Márcia Lúcia. Implantação do sistema de gestão da qualidade iso 9001:2008 em uma fundação pública de direito privado: uma experiência de sucesso. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. ---, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7663. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A FUNCAMP é uma fundação pública de direito privado, criada pela UNICAMP para dar apoio à Universidade. Dentre as suas atividades está a administração de importantes almoxarifados da Universidade: Central, HC, Farmácia do HC, Consignados do HC, Hemocentro, HES e FOP. Esta atividade teve início em 1995 com o almoxarifado do HC e atualmente conta com 103 colaboradores. Em 2007, verificando-se o nível de organização e de satisfação dos usuários, decidiu-se buscar a certificação do sistema. O objetivo foi garantir a qualidade através da padronização do processo. Contratou-se um consultor que se responsabilizou pelo treinamento dos colaboradores e orientou na elaboração da documentação exigida pela norma. Foram seguidos os requisitos da ABNT NBR ISO 9000:2005 e NBR ISO 9001:2000, os processos do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ foram descritos utilizando a ferramenta SIPOC. Foi estabelecido um macrofluxo onde estão identificados todos os processos da organização que fazem parte do SGQ e as suas interações. A certificação foi obtida em Junho de 2008 e a re-certificação com base na versão 2008 em Abril de 2010. A certificação ISO 9001 demonstra que o sistema de qualidade da FUNCAMP encontra-se estruturado, conforme os padrões internacionais, ou seja, as atividades relativas à realização do serviço submeteram-se a um rigoroso controle de qualidade, que garantiu uma série de benefícios à Fundação, tais como: melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho, descentralização do conhecimento através da padronização das atividades, motivação e elevação da auto-estima da equipe, redução dos custos com qualidade (refugos, retrabalhos, devolução).
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina Oliveira, Márcia Lúcia Peterse

Downloads

Não há dados estatísticos.