Implantação de sistema de classificação de pacientes em hospital universitário: resultados preliminares

Autores

  • Ariane Polidoro Dini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7658

Palavras-chave:

Gerenciamento de informação. Dimensionamento de pessoal. Método de classificação

Resumo

A classificação de pacientes, em categorias de cuidado, possibilita realizar diagnóstico situacional para decisões e negociações na adequação de recursos humanos e materiais. Desta forma, a realização de Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Desenvolvimento Gerencial e de curso para a Gestão por Processos teve como objetivo identificar o perfil assistencial dos pacientes internados na Enfermaria de Pediatria no ano de 2008 estendendo-se, como replicabilidade do projeto, para as enfermarias de adultos em 2009, abrangendo um total de 365 leitos de internação do hospital. Foi implantado processo de classificação de pacientes, utilizando-se instrumentos de classificação publicados e desenvolvido uma planilha eletrônica para viabilizar a tabulação e organização de imensa quantidade de informações, correspondendo à função de um banco de dados. O armazenamento e a recuperação dos dados coletados das unidades assistenciais permitem inferir a medida da carga de trabalho, a complexidade assistencial, o nível de severidade e a dependência dos pacientes atendidos no HC. Os resultados de dois anos de coleta de dados da enfermaria de pediatria e de um ano nas unidades de internação de adultos demonstram que o HC cumpre sua missão enquanto instituição de nível terciário, de forma que o perfil assistencial é de predominância de pacientes com necessidades de saúde complexas e de alta dependência para a realização de cuidados de higiene, conforto e de procedimentos técnicos. Os dados permitem ainda inferir a necessidade real do número de profissionais para assistir com segurança e qualidade os pacientes em cada unidade de internação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Polidoro Dini, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp- 2003/2013). Atuou na Diretoria do Serviço de Enfermagem Pediátrica no Hospital de Clínicas da Unicamp , na Seção de Educação Continuada e em Unidades de Terapia Intensiva (Adulto, Neonatal e Pediátrica). No Mestrado construiu o Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos e o validou no Doutorado. Atua como Professor Doutor na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Realiza estudos com ênfase no Gerenciamento da Assistência, Enfermagem Pediátrica, Sistemas de Classificação de Pacientes, Construção e validação de instrumentos.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

DINI, A. P. Implantação de sistema de classificação de pacientes em hospital universitário: resultados preliminares. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 75–76, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7658. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7658. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão