Implantação de documentos digitais: seguro... incerto... necessidade do mundo globalizado das novas tecnologias, ou necessidade da humanidade

Autores

  • Liria Garcia Dias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7657

Palavras-chave:

Documento digitais. Eficiência. Funcionalidade. Preservar

Resumo

O objetivo deste trabalho é rever os conhecimentos relatados em relação à implantação no Brasil e no mundo de documentos digitais. Hoje é inevitável o uso e aumento desses documentos. Conforme estudos realizados pelo Interpares 3, cujo início ocorreu em 2007 e se estenderá até 2012, a teoria será colocada em prática por meio de trabalho com pequenos e médios arquivos e arquivamento/unidades de registros dentro das organizações. Pesquisas feitas em 2003 pela “School of Information Management and Systems at University of California at Berkeley” revelaram que 90% das informações produzidas no mundo, sendo que só em 2002, foram registradas em meio digital. A conclusão a que se chega é que os documentos digitais, nas suas características e funcionalidade, facilitam a vida de todos hoje, sedentos em economizar tempo, e na busca moderna por maior velocidade em realizarmos nossas pesquisas e obtermos informações precisas.. Suas funcionalidades não param, pois são inúmeras: acesso rápido em rede, preservação de dados em locais destinados a eles. Nota-se nitidamente sua potencialidade e hoje não se pensa além de dados, documentos, informações, mas também no nosso patrimônio cultural da humanidade para que seja também preservado digitalmente. Mas com a velocidade de nossa tecnologia, o risco de perder as informações registradas em arquivos digitais... é real? Nessa louca evolução pode-se criar um descompasso que pode tornar inacessíveis a mídia quanto aos arquivos. Mas muitos defendem a questão que é dar suporte de acesso e estratégias que assegurem a eficiência e eficacia em todo o ciclo de vida dos arquivos digitais. Podemos ir em frente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liria Garcia Dias, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

DIAS, L. G. Implantação de documentos digitais: seguro... incerto... necessidade do mundo globalizado das novas tecnologias, ou necessidade da humanidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 23–23, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7657. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7657. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)