Banner Portal
Implantação de documentos digitais: seguro... incerto... necessidade do mundo globalizado das novas tecnologias, ou necessidade da humanidade
PDF

Palavras-chave

Documento digitais. Eficiência. Funcionalidade. Preservar

Como Citar

DIAS, Liria Garcia. Implantação de documentos digitais: seguro... incerto... necessidade do mundo globalizado das novas tecnologias, ou necessidade da humanidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 23–23, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7657. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é rever os conhecimentos relatados em relação à implantação no Brasil e no mundo de documentos digitais. Hoje é inevitável o uso e aumento desses documentos. Conforme estudos realizados pelo Interpares 3, cujo início ocorreu em 2007 e se estenderá até 2012, a teoria será colocada em prática por meio de trabalho com pequenos e médios arquivos e arquivamento/unidades de registros dentro das organizações. Pesquisas feitas em 2003 pela “School of Information Management and Systems at University of California at Berkeley” revelaram que 90% das informações produzidas no mundo, sendo que só em 2002, foram registradas em meio digital. A conclusão a que se chega é que os documentos digitais, nas suas características e funcionalidade, facilitam a vida de todos hoje, sedentos em economizar tempo, e na busca moderna por maior velocidade em realizarmos nossas pesquisas e obtermos informações precisas.. Suas funcionalidades não param, pois são inúmeras: acesso rápido em rede, preservação de dados em locais destinados a eles. Nota-se nitidamente sua potencialidade e hoje não se pensa além de dados, documentos, informações, mas também no nosso patrimônio cultural da humanidade para que seja também preservado digitalmente. Mas com a velocidade de nossa tecnologia, o risco de perder as informações registradas em arquivos digitais... é real? Nessa louca evolução pode-se criar um descompasso que pode tornar inacessíveis a mídia quanto aos arquivos. Mas muitos defendem a questão que é dar suporte de acesso e estratégias que assegurem a eficiência e eficacia em todo o ciclo de vida dos arquivos digitais. Podemos ir em frente.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Liria Garcia Dias

Downloads

Não há dados estatísticos.