Resumo
O Departamento de Ciência de Alimentos – DCA, assim como os demais departamentos da FEA, sempre enfrentaram problemas relacionados ao tratamento e à disposição final dos resíduos gerados em seus laboratórios de ensino e pesquisa. Esses resíduos diferenciam-se daqueles gerados em unidades industriais por apresentarem baixo volume, mas grande diversidade de composições, o que dificulta a tarefa de estabelecer um tratamento químico e/ou uma disposição final padrão para todos. Durante muitos anos esse problema foi relegado a um plano secundário: os resíduos químicos gerados eram estocados de forma inadequada ou ficavam aguardando, por um longo período, um destino final, isso quando não eram descartados na pia do laboratório ou no lixo comum. Com a nova composição da Comissão de Resíduo Químico – CRQDCA, eleita em 2005, iniciou-se uma série de atividades visando três objetivos básicos: a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos – PGR, contemplando não apenas os resíduos perigosos (químicos e biológicos), como também os resíduos recicláveis gerados; a conscientização e o treinamento de pessoal, de modo a qualificá-los, fazendo destes agentes de disseminação do PGR; a destinação ambientalmente adequada do passivo acumulado. Nesses cinco anos de trabalho a CRQDCA e toda a comunidade do DCA, incluindo alunos de pós-graduação e graduação, assumiram conscientemente suas responsabilidades para com os resíduos gerados. Desde então, essa importante questão passou a ser encarada coletivamente pela comunidade, possibilitando a constante minimização dos impactos gerados pelas atividades do departamento, garantindo assim melhorias na qualidade de vida para a presente e futuras gerações de trabalhadores.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Gislaine Ghiselli, Rosemar S. Santos, Silvia Helena P. Vitorino, Adriana Z. Mercadante
Downloads
Não há dados estatísticos.