Ferramentas de gestão e competências profissionais como fatores de competitividade nas organizações

Autores

  • Sílvia Celeste Sálvio Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7650

Palavras-chave:

Gestão. Processo de comunicação. Competência profissional. Competitividade. Liderança

Resumo

O autoconhecimento e a inteligência emocional nas organizações, como ferramentas de gestão, auxiliam no processo de comunicação e no desenvolvimento da liderança e, desta forma, contribuem para que as organizações atinjam melhores resultados. Estas ferramentas são relevantes para os gestores, pois permitem que a organização crie equipes de profissionais competentes e elevem sua competitividade no mercado. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se de livros, artigos e teses como embasamento teórico sobre as temáticas gestão, inteligência emocional e processo de comunicação. É importante demonstrar aos gestores o valor do processo de comunicação eficiente e as competências profissionais requeridas atualmente. Essas competências estão mais relacionadas às questões emocionais e sociais do que com competências técnicas. A criatividade, flexibilidade e empreendedorismo são qualidades necessárias ao profissional competitivo, pois possibilitam à equipe um ambiente de trabalho agradável, com relações interpessoais saudáveis e com produtos e serviços diferenciados para oferecem aos clientes. Outro fator que eleva a competitividade é a busca constante por novos conhecimentos, pois a aprendizagem possibilita o desenvolvimento profissional e pessoal, visando à busca pelas competências que podem ser adquiridas através de cursos e treinamentos. A temática deste trabalho visa proporcionar reflexão aos gestores alertando-os sobre sua postura diante da equipe e de como a comunicação eficaz eleva a competitividade da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Celeste Sálvio, Universidade Estadual de Campinas

Possuo graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Atualmente sou Bibliotecária de Referência na Biblioteca do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tenho interesse nos temas: acesso aberto, mídias sociais, formação e perfil do profissional da informação, competências profissionais, serviço de referência, sistemas de recuperação da informação, gestão do conhecimento, metodologia do trabalho científico, gestores bibliográficos, metadados, normalização de trabalhos acadêmicos, liaisons librarians, information literacy e gestão de dados de pesquisa.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SÁLVIO, S. C. Ferramentas de gestão e competências profissionais como fatores de competitividade nas organizações. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 57–58, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7650. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7650. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)