Banner Portal
Desenho do processo de contagem de tempo-aposentadoria na reitoria-DGRH-DAP
PDF

Palavras-chave

PLANES-UNICAMP-PRDU-DGRH. Desenho de processos. Melhoria de processos. Sistematização. Administração de pessoal

Como Citar

HELLO, F. A.; RÊGO, C. M.; SILVA, V. B. F.; RIBEIRO, J. J.; SANTOS, E. P. Desenho do processo de contagem de tempo-aposentadoria na reitoria-DGRH-DAP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 12–13, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7645. Acesso em: 4 out. 2023.

Resumo

Dentro de um contexto de ações estratégicas definidas pelo PLANESUNICAMP, PRDU e DGRH foram estabelecidas diretrizes no sentido de incentivar e apoiar a revisão e a melhoria contínua dos processos de trabalho na Universidade. Como grupo de apoio técnico (GAT) alinhado às diretrizes dos PLANES trabalhamos sobre o desenho do Processo de Contagem de Tempo e Aposentadoria, que faz parte dos Processos de Administração de Pessoal, que por sua vez fica dentro dos Macro Processos de Negócio da DGRH. O Processo de Contagem de Tempo é parte central para toda e qualquer concessão de vantagens para funcionários estatutários e celetistas como, por exemplo, pagamento de Adicional por Tempo de Serviço e Sexta Parte, aquisição de blocos de Licença Prêmio, aquisição de diferentes Regras para diferentes possibilidades e composições de Aposentadoria e elaboração de Certidões, Atestados e Ofícios de Tempo de Serviço. No início nos deparamos com um enorme conjunto de conhecimentos complexos relativos às inúmeras normas, regras, legislação e demais detalhes envolvidos. Toda essa experiência também esbarrava em problemas do excesso de trabalho na equipe, na complexidade do próprio processo e na sua informatização. Durante um ano e meio de mapeamento houve um aprofundamento na metodologia de desenho de processos, uma retificação das suas próprias etapas, um amplo resgate e sistematização da experiência, do conhecimento e da práxis diária de cada um dos colaboradores, possibilitando uma nova apropriação do trabalho, tanto em seu entendimento e compreensão quanto em sua visualização e contextualização geral das interfaces. Concluída esta etapa, trabalhamos agora para as ações de melhoria desse Processo.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Fernando Antonio Hello, Claudete Maria Rêgo, Vani Biscola Feitoza Silva, Joselha José Ribeiro, Eunice Pezzato Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.