Cartografia do processo de implementação de cursos de pósgraduação nos centros e núcleos de pesquisas, um estudo de caso: LABJOR-NUDECRI.

Autores

  • Vera Regina Toledo Camargo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7641

Palavras-chave:

Gestão. Administração. Competências. Centros e núcleos

Resumo

Desenvolver competências e habilidades é considerado hoje uma das razões principais dos novos caminhos da Gestão Empresarial. Comprometida com posturas que vão além do bom andamento da vida financeira e organizacional da empresa, oportunizam ações para atender as necessidades e as relações do cotidiano, tornando-se instrumento fundamental para a vida em sociedade e para o bom clima organizacional. Diante deste cenário, empreendedor, devemos enquanto gestores públicos refletir mais sobre: fornecedores, clientes, colaboradores e processos, a partir da metodologia de gerenciamento e de modelo de melhorias e também proporcionar espaços para que o Gerenciamento de Projetos possa ampliar sua área de atuação dentro das organizações. Nesse sentido, apresentamos o trabalho de Conclusão de Curso realizado junto ao PDG08 sobre a implantação de cursos e a colaboração deste no processo da gestão acadêmica e pública. Ao debruçar sobre os conceitos trabalhados, iremos compreender que o ato da tomada de decisão está se referindo a uma situação compartilhada, mobilizada em um contexto de várias informações, de conhecimentos e de necessidades e posicionamentos diante da diversidade e a mobilização de recursos caracterizando-se por atender as várias possibilidades, criando um cenário propício para emanar as ideias e ativar esquemas para implementar e propiciar os caminhos para atingir o objetivo: a busca pela melhoria continuamente. O cenário educacional é o local privilegiado para a emanação destas atitudes e posturas e com a criação de cursos, cuja semente germina com a metodologia gepro, os centros e núcleos são os lugares apropriados para esses diálogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Toledo Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Educação Fisica pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Com pós-doutorado pelo Departamento de Multimeios (2005) da Unicamp. Desenvolve as atividades na Universidade Estadual de Campinas, no Laboratório de Jornalismo (Labjor), desde 1997, na carreira de pesquisadora A. Professora credenciada no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultura (IEL-Labjor-Unicamp), desde 2008, trabalhando com os Estudos Culturais e a Comunicação Científica, Análise de Conteúdo e a Educomunicação. Coordenadora Executiva dos Cursos de Pós-graduação do Strictu Sensu Labjor desde 1999. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Científica, Jornalismo Científico, Divulgação científica e Cultural, Jornalismo Esportivo e Cultural e Ciências do Esporte. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Esporte da Intercom (2000-2006) Bolsista Cátedra Santander-Espanha (2004), no Instituto Nacional de Educação Física INEF de Madri -Universidade Politécnica de Madri-Espanha. Bolsista da Fundação Carolina Espanha (2007-2008) Bolsista Cátedra Argentina Unicamp-Santander (2011), junto a Universidade Nacional do Rio Negro-Patagonia Argentina- Coordenadora do NUDECRI- Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade-Unicamp (2006-2010), líder dos grupos de pesquisa CNPq- Comunicação e Divulgação Científica e Cultural do Esporte e Comunicação, Produção Científico Cultural e Sociedade. Representante da Carreira dos Pesquisadores na CAI/CONSU ( junho/2013 a junho/2015). Coordenadora da Comissão de Bibliotecas da Coordenadoria dos Centros e Núcleos da Unicamp (COCEN) (junho/13 a junho/15), e reconduzida (junho15 a junho17). É membro do Comitê Editorial da Revista Saberes Universitários/Unicamp ISSN 2447-9411 (on line) e 2447-8245 (impressa)- Universidade Estadual de Campinas- Campinas SP. ( desde março/16). É membro do Conselho Consultivo de Credenciamento de Periódicos do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp (desde agosto/2015), ISSN 2446-5267. 

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

CAMARGO, V. R. T. Cartografia do processo de implementação de cursos de pósgraduação nos centros e núcleos de pesquisas, um estudo de caso: LABJOR-NUDECRI. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 72–73, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7641. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7641. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)