Banner Portal
Bibliotecas dos centros e núcleos integradas ao sistema de bibliotecas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Universidade. Interdisciplinaridade. Biblioteca especializada. Sistema de bibliotecas

Como Citar

PETINARI, Valdinéa Sonia; FERNANDES, Adriana Cristina; OLIVEIRA, Maria do Carmo; NASCIMENTO, Mônica A. Oliveira; SCARPELINE, Rosaelena. Bibliotecas dos centros e núcleos integradas ao sistema de bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 4–5, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7638. Acesso em: 20 jun. 2024.

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se as bibliotecas dos Centros e Núcleos da Universidade integradas ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Tratam-se de bibliotecas especializadas que dão suporte direto ao ensino, pesquisa e extensão dos centros e núcleos subordinados à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp. Utiliza-se quadro para apresentação descritiva das bibliotecas contendo as datas de criação e de integração ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp, as linhas de pesquisas em que os acervos são desenvolvidos, os tipos de coleções e suas quantidades, os serviços prestados, comunidades usuárias, equipes de profissionais atuantes, endereços para contatos e horários de atendimentos. Abordam-se os critérios exigidos para incorporação de novas bibliotecas ao Sistema de Bibliotecas da UnicampA integração permite a disponibilidade e recuperação dos acervos por meio do catálogo online do Sistema de Bibliotecas, compartilhamento e padronização de informações e maior visibilidade das bibliotecas. Constata-se que a integração gera novos procedimentos e reestruturação das atividades administrativas e técnicas das equipes das bibliotecas inseridas. Para tanto, os profissionais recebem orientações e treinamentos das equipes da Biblioteca Central Cesar Lattes. As bibliotecas integradas contam também com a Comissão de Bibliotecas da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp. Considera-se que as ações de rever políticas e critérios demonstram flexibilidade da Universidade, das Unidades e Sistemas em se readequar e promover parcerias internas com vistas ao compartilhamento e possibilidade de acesso aos recursos informacionais existentes em toda a instituição.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Valdinéa Sonia Petinari, Adriana Cristina Fernandes, Maria do Carmo Oliveira, Mônica A. Oliveira Nascimento, Rosaelena Scarpeline

Downloads

Não há dados estatísticos.