Bibliotecas dos centros e núcleos integradas ao sistema de bibliotecas da UNICAMP

Autores

  • Valdinéa Sonia Petinari Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Cristina Fernandes Universidade Estadual de Campinas
  • Maria do Carmo Oliveira Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-3408-2521
  • Mônica A. Oliveira Nascimento Universidade Estadual de Campinas
  • Rosaelena Scarpeline Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7638

Palavras-chave:

Universidade. Interdisciplinaridade. Biblioteca especializada. Sistema de bibliotecas

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se as bibliotecas dos Centros e Núcleos da Universidade integradas ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Tratam-se de bibliotecas especializadas que dão suporte direto ao ensino, pesquisa e extensão dos centros e núcleos subordinados à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp. Utiliza-se quadro para apresentação descritiva das bibliotecas contendo as datas de criação e de integração ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp, as linhas de pesquisas em que os acervos são desenvolvidos, os tipos de coleções e suas quantidades, os serviços prestados, comunidades usuárias, equipes de profissionais atuantes, endereços para contatos e horários de atendimentos. Abordam-se os critérios exigidos para incorporação de novas bibliotecas ao Sistema de Bibliotecas da UnicampA integração permite a disponibilidade e recuperação dos acervos por meio do catálogo online do Sistema de Bibliotecas, compartilhamento e padronização de informações e maior visibilidade das bibliotecas. Constata-se que a integração gera novos procedimentos e reestruturação das atividades administrativas e técnicas das equipes das bibliotecas inseridas. Para tanto, os profissionais recebem orientações e treinamentos das equipes da Biblioteca Central Cesar Lattes. As bibliotecas integradas contam também com a Comissão de Bibliotecas da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp. Considera-se que as ações de rever políticas e critérios demonstram flexibilidade da Universidade, das Unidades e Sistemas em se readequar e promover parcerias internas com vistas ao compartilhamento e possibilidade de acesso aos recursos informacionais existentes em toda a instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinéa Sonia Petinari, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008) e graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Ciências Exatas - Faculdades Salesianas Liceu Coração de Jesus (1992). Atualmente atua como bibliotecária na Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Cristina Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- ESALQ. Realizou especialização em Produção Vegetal no Institut Polytechnique LaSalle Beauvais (França). Foi estagiária na filial da empresa Syntech Research na França, desenvolvendo experimentos de campo para a avaliação da eficácia de produtos agroquímicos (fungicidas, herbicidas e inseticidas) durante cinco meses. Foi estagiária do Departamento de Produção Vegetal da USP/ESALQ sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Victoria Filho, onde desenvolve atividades relacionadas ao manejo, controle e biologia de plantas daninhas e iniciação científica. Foi membro do grupo universitário GELQ09 na comissão de patrocínio com a finalidade de realizar eventos no setor agrícola voltados à estudantes, pesquisadores e empresários. Já participou do Grupo de Práticas em Oleaginosas e Agroenergia (GPO) sob orientação do Prof. Dr Gil Miguel de Sousa Câmara.

Maria do Carmo Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Mônica A. Oliveira Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Rosaelena Scarpeline, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em História da Arte pelo IFCH-Unicamp (2013), Mestre em História pelo IFCH-Unicamp (2009), Graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978). Atualmente é Diretora da Biblioteca do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes áreas: indexação, preservação da memória impressa, museologia, conservação de objetos museológicos, patrimônio e biblioteca digital.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

PETINARI, V. S.; FERNANDES, A. C.; OLIVEIRA, M. do C.; NASCIMENTO, M. A. O.; SCARPELINE, R. Bibliotecas dos centros e núcleos integradas ao sistema de bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 4–5, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7638. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7638. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)