Biblioteca “professor Wladimiro Ingiulla”: dos anos sessenta ao SIMTEC – 2010

Autores

  • Vanda de Fátima Fulgêncio Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Francisca Edivânia Moreira Evaristo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7635

Palavras-chave:

Unidades de informação. Biblioteca especializada. Biblioteca hospitalar

Resumo

Este trabalho se ocupou de resgatar a história, a evolução e a atuação de uma Unidade de Informação denominada Biblioteca Professor Wladimiro Ingiulla ou Célula de Documentação Científica, que está situada no interior do Hospital da Mulher – CAISM. Foi realizado um levantamento histórico da origem da biblioteca e sua evolução e atuação durante últimos 40 anos por meio de entrevistas e busca de documentos. A pesquisa recuperou a história da Biblioteca que foi criada nos últimos anos da década de 60, na sala dos docentes do Departamento de Tocoginecologia (DTG), na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, tendo como objetivo disponibilizar informações, em quaisquer suportes, à comunidade hospitalar com foco centrado em suas necessidades informacionais. Em março de 1986, durante o processo de criação do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher – CAISM, a biblioteca foi transferida para a Cidade Universitária, passando a ser parte integrante do CAISM e, em 2009, foi mais uma vez transferida para uma nova área e ampliaram-se suas funções passando a ser responsável também pelo gerenciamento de duas salas de aula. A biblioteca está atualmente localizada em uma sala de 42 metros quadrados, situada no Bloco H, Subsolo do prédio Humanitas, sendo um espaço de interação entre usuários, acervos, recursos informacionais e espaço de leitura atendendo às necessidades de informação da comunidade hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda de Fátima Fulgêncio Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Possui MBA em Administração e Gestão do Conhecimento (2013) pelo Centro Universitário Internacional, graduação em Biblioteconomia (2000) e Ciências Sociais (1988) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é funcionário técnico de Apoio ao Ensino e a Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando em Informação em Ciências da Saúde, Biblioteca Universitária e Hospitalar.

Francisca Edivânia Moreira Evaristo, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

OLIVEIRA, V. de F. F.; EVARISTO, F. E. M. Biblioteca “professor Wladimiro Ingiulla”: dos anos sessenta ao SIMTEC – 2010. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 54–55, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7635. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7635. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)