Banco de reagentes químicos: uma alternativa para minimização de resíduos e custos

Autores

  • Regina Mesquita Micaroni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7633

Palavras-chave:

Disponibilização de reagente inservíve. Gerenciamento de resíduo químico. Sistema virtual de doação interna. Ferramenta de minimização de resíduo

Resumo

Durante a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Biológicos, Químicos e Radioativos da UNICAMP o Grupo Gestor de Resíduos (GGR) observou que uma parcela considerável dos resíduos enviados para a destinação final era composta de reagentes químicos puros que não seriam mais utilizados pela Unidade responsável pela aquisição, sendo que, em muitos casos, estes reagentes ainda encontravam-se lacrados na embalagem original e em condições de uso. Desta forma, o GGR em parceria com o Centro de Computação (CCUEC) desenvolveu um programa computacional no qual todos os servidores docentes e não docentes da UNICAMP podem disponibilizar os seus reagentes inservíveis, desde que na embalagem original e lacrados. Este programa foi denominado Banco de Reagentes Químicos (BRQ) e pode ser acessado pela página do GGR na Internet (http://www.cgu.unicamp.br/residuos/). Através do BRQ os reagentes são disponibilizados e consultados por toda comunidade acadêmica que, caso se interesse pelo recebimento do reagente, pode fazer a sua reserva e contatar o doador para inspeção e efetivação ou não da doação. Esta doação é sempre intermediada pelos facilitadores do GGR nas Unidades. O BRQ foi disponibilizado em Novembro de 2008 e foram realizados cursos de treinamento para os facilitadores no CCUEC, sendo que 25 facilitadores de 17 Unidades foram capacitados. Atualmente o GGR está priorizando a ampla divulgação do BRQ e organizando novos treinamentos para que esta ferramenta ambientalmente correta de minimização na geração de resíduos e de redução nos custos de destinação final e de aquisição de reagentes seja de grande valia para a instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Mesquita Micaroni, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

MICARONI, R. M. Banco de reagentes químicos: uma alternativa para minimização de resíduos e custos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 14–15, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7633. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7633. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão