Banner Portal
Ação cultural em biblioteca universitária: experiência do sistema de bibliotecas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Ação cultural. Bibliotecas universitárias

Como Citar

FERREIRA, Danielle Thiago; NEPTUNE, Jacqueline Francoise Bressan; SÁLVIO, Silvia Celeste; OLIVEIRA, Vanda de Fátima Fulgencio. Ação cultural em biblioteca universitária: experiência do sistema de bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 61–62, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7631. Acesso em: 30 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho trata da importância de existirem projetos e trabalhos relacionadas à cultura e extensão universitária e o envolvimento da biblioteca universitária como protagonista por ser, não só um espaço de acervos e tecnologias, mas também um espaço acadêmico, social e erudito. Aborda conceitos de ação cultural com foco no “processo de mediação”, discutidos por Freire e Coelho Neto. Discute as diversas formas de representações artístico-culturais no espaço da biblioteca ou fora dela que remete a comunidade a um universo mais amplo do que vem a ser uma biblioteca e o que ela oferece. Apoia-se na ideia de que estas iniciativas de proximidade da cultura podem ser estratégias de marketing da Biblioteca. Como objetivo, relata alguns projetos de extensão e cultura do SBU que se tornaram consolidados e que foram referência de ações. Com relação ao método, foi formada uma equipe composta por bibliotecários de diversas unidades e áreas de atuação diferenciadas que atuaram na organização de ações culturais no âmbito da universidade. Como resultados, foram organizados pelos bibliotecários Fóruns Permanentes de Arte e Cultura, desde o ano de 2006. Assim, conclui-se que a existência de projetos de cultura e extensão é uma forma de agregar valor, tanto para a comunidade externa e interna da Universidade, propiciando o desenvolvimento humano e da sociedade e o reconhecimento do trabalho da Biblioteca e de seus profissionais.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Danielle Thiago Ferreira, Jacqueline Francoise Bressan Neptune, Silvia Celeste Sálvio, Vanda de Fátima Fulgencio Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.