Ação cultural em biblioteca universitária: experiência do sistema de bibliotecas da UNICAMP

Autores

  • Danielle Thiago Ferreira Universidade Estadual de Campinas
  • Jacqueline Francoise Bressan Neptune Universidade Estadual de Campinas
  • Silvia Celeste Sálvio Universidade Estadual de Campinas
  • Vanda de Fátima Fulgencio Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7631

Palavras-chave:

Ação cultural. Bibliotecas universitárias

Resumo

Este trabalho trata da importância de existirem projetos e trabalhos relacionadas à cultura e extensão universitária e o envolvimento da biblioteca universitária como protagonista por ser, não só um espaço de acervos e tecnologias, mas também um espaço acadêmico, social e erudito. Aborda conceitos de ação cultural com foco no “processo de mediação”, discutidos por Freire e Coelho Neto. Discute as diversas formas de representações artístico-culturais no espaço da biblioteca ou fora dela que remete a comunidade a um universo mais amplo do que vem a ser uma biblioteca e o que ela oferece. Apoia-se na ideia de que estas iniciativas de proximidade da cultura podem ser estratégias de marketing da Biblioteca. Como objetivo, relata alguns projetos de extensão e cultura do SBU que se tornaram consolidados e que foram referência de ações. Com relação ao método, foi formada uma equipe composta por bibliotecários de diversas unidades e áreas de atuação diferenciadas que atuaram na organização de ações culturais no âmbito da universidade. Como resultados, foram organizados pelos bibliotecários Fóruns Permanentes de Arte e Cultura, desde o ano de 2006. Assim, conclui-se que a existência de projetos de cultura e extensão é uma forma de agregar valor, tanto para a comunidade externa e interna da Universidade, propiciando o desenvolvimento humano e da sociedade e o reconhecimento do trabalho da Biblioteca e de seus profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Thiago Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas(1999) e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (2002). É Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2007). Atualmente é Diretora da Biblioteca da Área da Engenharia e Arquitetura da Unicamp. Foi Professor da Pontificia Universidade Catolica de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissional da informação - Mercado de trabalho e perfil; Metodologia e Projetos de Pesquisa. É Editora da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

Jacqueline Francoise Bressan Neptune, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Silvia Celeste Sálvio, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Vanda de Fátima Fulgencio Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Possui MBA em Administração e Gestão do Conhecimento (2013) pelo Centro Universitário Internacional, graduação em Biblioteconomia (2000) e Ciências Sociais (1988) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é funcionário técnico de Apoio ao Ensino e a Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando em Informação em Ciências da Saúde, Biblioteca Universitária e Hospitalar.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

FERREIRA, D. T.; NEPTUNE, J. F. B.; SÁLVIO, S. C.; OLIVEIRA, V. de F. F. Ação cultural em biblioteca universitária: experiência do sistema de bibliotecas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 61–62, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7631. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7631. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>