Avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento: criação de ferramentas e implantação de programa para os colaboradores da administração da fundação de desenvolvimento da UNICAMP

Autores

  • Eda Lúcia Marçal Collaço Universidade Estadual de Campinas
  • Andréia Cristina Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7629

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho. Plano de desenvolvimento. Mapeamento de processos

Resumo

A FUNCAMP é uma fundação criada pela UNICAMP, para dar apoio à Universidade. Sua sede administrativa conta com 401 colaboradores. O projeto teve início em 2007. Todos os processos da Fundação foram mapeados permitindo a verificação da necessidade de execução de cada rotina e a identificação de duplicidades. Foi possível alocar cada rotina à área mais adequada. A análise crítica do fluxo dos processos permitiu a otimização dos prazos e infra-estrutura física e de pessoal. Após, as rotinas foram desmembradas em atividades e cada atividade foi mensurada. Essas etapas deram subsídio ao dimensionamento das áreas, a identificação das funções necessárias e definição do perfil adequado para cada função. As funções foram agrupadas em classes atribuindo pesos às exigências quanto à escolaridade, nível de gestão, complexidade das tarefas, autonomia de decisão e impacto nos resultados da Fundação. O agrupamento das faixas resultou na definição de doze faixas salariais. A etapa seguinte consistiu em verificar a adequação do colaborador à função. Após, foi realizado o 1º. ciclo da avaliação de desempenho composta pela auto-avaliação, avaliação da chefia e avaliação conjunta. O resultado da avaliação deu subsídio à elaboração do plano de desenvolvimento anual, com objetivos e metas. Foram definidas ferramentas e criados formulários para todas as ações envolvidas neste trabalho. Um dos fatores críticos de sucesso foi a participação de toda equipe da Funcamp. Resultados positivos: reestruturação das áreas, redução dos custos em decorrência da otimização dos processos; melhoria da qualidade dos serviços prestados em decorrência da adequação do profissional à função desempenhada; motivação dos colaboradores; promoções com critérios bem definidos e de conhecimento dos envolvidos; gestão através de indicadores e metas pré- estabelecidas. O programa encontra-se no 2º ciclo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eda Lúcia Marçal Collaço, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Andréia Cristina Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

COLLAÇO, E. L. M.; OLIVEIRA, A. C. Avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento: criação de ferramentas e implantação de programa para os colaboradores da administração da fundação de desenvolvimento da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 13–14, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7629. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7629. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão