Banner Portal
Avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento: criação de ferramentas e implantação de programa para os colaboradores da administração da fundação de desenvolvimento da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Avaliação de desempenho. Plano de desenvolvimento. Mapeamento de processos

Como Citar

COLLAÇO, Eda Lúcia Marçal; OLIVEIRA, Andréia Cristina. Avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento: criação de ferramentas e implantação de programa para os colaboradores da administração da fundação de desenvolvimento da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 13–14, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7629. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A FUNCAMP é uma fundação criada pela UNICAMP, para dar apoio à Universidade. Sua sede administrativa conta com 401 colaboradores. O projeto teve início em 2007. Todos os processos da Fundação foram mapeados permitindo a verificação da necessidade de execução de cada rotina e a identificação de duplicidades. Foi possível alocar cada rotina à área mais adequada. A análise crítica do fluxo dos processos permitiu a otimização dos prazos e infra-estrutura física e de pessoal. Após, as rotinas foram desmembradas em atividades e cada atividade foi mensurada. Essas etapas deram subsídio ao dimensionamento das áreas, a identificação das funções necessárias e definição do perfil adequado para cada função. As funções foram agrupadas em classes atribuindo pesos às exigências quanto à escolaridade, nível de gestão, complexidade das tarefas, autonomia de decisão e impacto nos resultados da Fundação. O agrupamento das faixas resultou na definição de doze faixas salariais. A etapa seguinte consistiu em verificar a adequação do colaborador à função. Após, foi realizado o 1º. ciclo da avaliação de desempenho composta pela auto-avaliação, avaliação da chefia e avaliação conjunta. O resultado da avaliação deu subsídio à elaboração do plano de desenvolvimento anual, com objetivos e metas. Foram definidas ferramentas e criados formulários para todas as ações envolvidas neste trabalho. Um dos fatores críticos de sucesso foi a participação de toda equipe da Funcamp. Resultados positivos: reestruturação das áreas, redução dos custos em decorrência da otimização dos processos; melhoria da qualidade dos serviços prestados em decorrência da adequação do profissional à função desempenhada; motivação dos colaboradores; promoções com critérios bem definidos e de conhecimento dos envolvidos; gestão através de indicadores e metas pré- estabelecidas. O programa encontra-se no 2º ciclo.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Eda Lúcia Marçal Collaço, Andréia Cristina Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.