Banner Portal
Avaliação da consistência de indexação na catalogação de assunto de dissertações e teses do instituto de biologia da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Catalogação de assunto. Política de indexação. Consistência da indexação. Biblioteca universitária. Biologia

Como Citar

TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal’ Evedove. Avaliação da consistência de indexação na catalogação de assunto de dissertações e teses do instituto de biologia da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 59–60, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7626. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

Na Ciência da Informação, a catalogação de assunto como proposta e método de descrição e representação de conteúdo na área de Tratamento da Informação tem papel fundamental nos sistemas de recuperação de informação de Bibliotecas Universitárias, pois se caracteriza como processo intermediador entre a Indexação e a Catalogação Descritiva. A atitude do indexador ao realizar a análise de um documento para a representação em índices está diretamente vinculada à sua concepção de análise adquirida através de sua formação educacional e da política de indexação do sistema. A investigação tem como objetivo analisar os termos sugeridos pelos alunos de mestrado e doutorado para a catalogação de assunto das dissertações e teses do Instituto de Biologia e dos descritores indexados na base Acervus, contribuindo com diretrizes de política de indexação na área. Foram analisadas 806 solicitações de fichas catalográficas de 2004 a 2009, resultando em um total de 3.731 palavras-chave sugeridas e 3.449 termos indexados na base. Destes, 1095 novos termos indexados. Como conclusões parciais, verifica-se que a investigação na área de Biologia contribui com subsídios de elementos de política de indexação para o Manual de Indexação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), pois somente após o estabelecimento da política de indexação formalizada em um manual de indexação é que o sistema de informação poderá definir suas características principais, sendo a indexação fundamental para que toda a informação coletada seja recuperada de forma eficaz e confiável aos usuários.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Roberta Cristina Dal’ Evedove Tartarotti

Downloads

Não há dados estatísticos.