Avaliação da consistência de indexação na catalogação de assunto de dissertações e teses do instituto de biologia da UNICAMP

Autores

  • Roberta Cristina Dal’ Evedove Tartarotti Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7626

Palavras-chave:

Catalogação de assunto. Política de indexação. Consistência da indexação. Biblioteca universitária. Biologia

Resumo

Na Ciência da Informação, a catalogação de assunto como proposta e método de descrição e representação de conteúdo na área de Tratamento da Informação tem papel fundamental nos sistemas de recuperação de informação de Bibliotecas Universitárias, pois se caracteriza como processo intermediador entre a Indexação e a Catalogação Descritiva. A atitude do indexador ao realizar a análise de um documento para a representação em índices está diretamente vinculada à sua concepção de análise adquirida através de sua formação educacional e da política de indexação do sistema. A investigação tem como objetivo analisar os termos sugeridos pelos alunos de mestrado e doutorado para a catalogação de assunto das dissertações e teses do Instituto de Biologia e dos descritores indexados na base Acervus, contribuindo com diretrizes de política de indexação na área. Foram analisadas 806 solicitações de fichas catalográficas de 2004 a 2009, resultando em um total de 3.731 palavras-chave sugeridas e 3.449 termos indexados na base. Destes, 1095 novos termos indexados. Como conclusões parciais, verifica-se que a investigação na área de Biologia contribui com subsídios de elementos de política de indexação para o Manual de Indexação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), pois somente após o estabelecimento da política de indexação formalizada em um manual de indexação é que o sistema de informação poderá definir suas características principais, sendo a indexação fundamental para que toda a informação coletada seja recuperada de forma eficaz e confiável aos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Cristina Dal’ Evedove Tartarotti, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília/SP. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP. Especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista, São Carlos/SP. Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília/SP, onde foi bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC. Bibliotecária supervisora na área de Gestão de Coleções da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central César Lattes - Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP. Tem interesse nos seguintes temas: organização e representação do conhecimento, tratamento temático da informação, catalogação de assunto, indexação, avaliação da indexação, sistemas de recuperação da informação, política de indexação, protocolo verbal, classificação, ontologias, Campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

TARTAROTTI, R. C. D. E. Avaliação da consistência de indexação na catalogação de assunto de dissertações e teses do instituto de biologia da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 59–60, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7626. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7626. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão