Banner Portal
Ações intersetores para a formação de um centro de memória pesquisa da faculdade de ciências médicas
PDF

Palavras-chave

Memória. Historia da ciências. Saúde

Como Citar

OLIVEIRA, Emilton Barbosa de; MARTINS, Neide do Rossio; DECHICHI, Sinezio Jose; SILVEIRA, Maria Aparecida Marques; SILVA, Fabio Rodrigo Pinheiro da; GAAL, Celene Riul; AMARAL, Ivan Luiz Martins Franco do. Ações intersetores para a formação de um centro de memória pesquisa da faculdade de ciências médicas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 48–48, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7623. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

A FCM/UNICAMP funciona desde 1963, atuando em todas as áreas do conhecimento das ciências da saúde, no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa, na extensão e na assistência. A sua produção científica publicada é tratada e colocada a disposição à pesquisa. Entretanto, os documentos primários, produzidos por pesquisadores e cientistas, que dão origem a publicações, com o tempo se perdem ou o que se mantém são mal conservados e indisponíveis. Cientistas e docentes se ressentem da falta de bases primárias de pesquisa, que subsidiem reflexões durante o ensino da história das ciências da saúde ou em revisões do conhecimento. Objetivo: demonstrar o desenvolvimento dos projetos de gestão documental que vem se desenvolvendo na faculdade, visando a organização e disponibilização o acesso de seus documentos arquivísticos, o projeto de criação do Centro de Memória e Pesquisa em Ciências da Saúde Metodologia: utilizou - se de ações metodologicas intersetoriais (Siarq, FCM) integrando ainda ações administrativas e metodologia científica arquivística e históricas na obtenção de resultados de pesquisa e gestão documental conforme portaria DFCM 012/06 de 8 de agosto de 2006 e indicação de um grupo de 49 Livro de Resumos do II SIMTEC - Simpósio de Profissionais da Unicamp estudos Historia das Ciências da Saúde. Resultados: é a formação de uma entidade que deverá reunir, tratar, preservar e dispor ao acesso acervos documentais produzidos por cientistas e pesquisadores, aberto ao público e integrado a sistemas de informação on line de pesquisa. Priorizando acervos retrospectivos, que precisam urgentemente de preservação e seu estado atual de implantação.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Emilton Barbosa de Oliveira, Neide do Rossio Martins, Sinezio Jose Dechichi, Maria Aparecida Marques Silveira, Fabio Rodrigo Pinheiro da Silva, Celene Riul Gaal, Ivan Luiz Martins Franco do Amaral

Downloads

Não há dados estatísticos.