A ouvidoria do HC: espaço de participação e cidadania

Autores

  • M. F. S. Martins Universidade Estadual de Campinas
  • M. A. G. Zagatto Universidade Estadual de Campinas
  • R. M. D. N. Silva Universidade Estadual de Campinas
  • A. G. Nerone Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7622

Palavras-chave:

Ouvidoria. Participação. Gestão. Comunicação

Resumo

O SUS é fruto da mobilização da sociedade brasileira que, fundamentado no princípio da universalização, instituiu a saúde como direito básico do cidadão. O SUS, enquanto política pública, precisa garantir o acesso aos serviços de saúde com responsabilização e resolutividade. Esta atitude pressupõe manter abertos os espaços de participação, para garantir e fortalecer os direitos, fazendo ecoar a fala do cidadão no campo das decisões políticas e administrativas. Nesta perspectiva, a ouvidoria na saúde é um dispositivo da gestão pública e do controle social que favorece a comunicação dos usuários com a instituição, apoiada nos princípios do SUS e na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A Ouvidoria tem papel relevante na identificação das necessidades e demandas sociais, tanto na dimensão coletiva, quanto na individual, transformando-se em suporte estratégico à tomada de decisões no campo da gestão. A ouvidoria é um canal de comunicação direta com os usuários do sistema de saúde que através de solicitações, reclamações, sugestões, elogios e denúncias, fortalece os direitos do cidadão e o protagonismo do sujeito, essência da gestão participativa e democrática. Através do apropriado manejo da informação, a ouvidoria tem possibilitado a análise e reflexão de procedimentos e condutas direcionando-as para o estabelecimento de um processo gradativo de mudanças contribuindo na melhoria do atendimento ao usuário, na qualidade e excelência da instituição. A ouvidoria do Hospital de Clínicas da UNICAMP é uma célula de trabalho constituída por duas ouvidoras e um técnico administrativo. Recebe a contribuição de aprimorandos do Programa de Aprimoramento em Ouvidoria Hospitalar, assim como de alunos de graduação da UNICAMP que usufruem de bolsa trabalho do SAE.

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Biografia do Autor

M. F. S. Martins, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

M. A. G. Zagatto, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

R. M. D. N. Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

A. G. Nerone, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

MARTINS, M. F. S.; ZAGATTO, M. A. G.; SILVA, R. M. D. N.; NERONE, A. G. A ouvidoria do HC: espaço de participação e cidadania. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 42–43, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7622. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7622. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

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