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A ouvidoria do HC: espaço de participação e cidadania
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Palavras-chave

Ouvidoria. Participação. Gestão. Comunicação

Como Citar

MARTINS, M. F. S.; ZAGATTO, M. A. G.; SILVA, R. M. D. N.; NERONE, A. G. A ouvidoria do HC: espaço de participação e cidadania. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 42–43, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7622. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7622. Acesso em: 1 jun. 2023.

Resumo

O SUS é fruto da mobilização da sociedade brasileira que, fundamentado no princípio da universalização, instituiu a saúde como direito básico do cidadão. O SUS, enquanto política pública, precisa garantir o acesso aos serviços de saúde com responsabilização e resolutividade. Esta atitude pressupõe manter abertos os espaços de participação, para garantir e fortalecer os direitos, fazendo ecoar a fala do cidadão no campo das decisões políticas e administrativas. Nesta perspectiva, a ouvidoria na saúde é um dispositivo da gestão pública e do controle social que favorece a comunicação dos usuários com a instituição, apoiada nos princípios do SUS e na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A Ouvidoria tem papel relevante na identificação das necessidades e demandas sociais, tanto na dimensão coletiva, quanto na individual, transformando-se em suporte estratégico à tomada de decisões no campo da gestão. A ouvidoria é um canal de comunicação direta com os usuários do sistema de saúde que através de solicitações, reclamações, sugestões, elogios e denúncias, fortalece os direitos do cidadão e o protagonismo do sujeito, essência da gestão participativa e democrática. Através do apropriado manejo da informação, a ouvidoria tem possibilitado a análise e reflexão de procedimentos e condutas direcionando-as para o estabelecimento de um processo gradativo de mudanças contribuindo na melhoria do atendimento ao usuário, na qualidade e excelência da instituição. A ouvidoria do Hospital de Clínicas da UNICAMP é uma célula de trabalho constituída por duas ouvidoras e um técnico administrativo. Recebe a contribuição de aprimorandos do Programa de Aprimoramento em Ouvidoria Hospitalar, assim como de alunos de graduação da UNICAMP que usufruem de bolsa trabalho do SAE.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7622
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Copyright (c) 2016 M. F. S. Martins, M. A. G. Zagatto, R. M. D. N. Silva, A. G. Nerone

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