A faculdade de ciências medicas ( FCM ) e o planejando que organiza e democratiza as decisões e os usos dos seus recursos

Autores

  • José Braga Universidade Estadual de Campinas
  • Adélia Cristina Bortoletto Universidade Estadual de Campinas
  • Klésio Divino Palhares Universidade Estadual de Campinas
  • Wilson Hofstatter Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7618

Palavras-chave:

Planejamento. Orçamento. Investimento. Democracia

Resumo

Este trabalho trata de um processo de planejamento de uso dos recursos da FCM. Com o suporte do Grupo GEPRO da PRDU a metodologia utilizada foi a da gestão por processos e visa responder determinações do governador do Estado onde todos os seus órgãos devem realizar suas aquisições através do sistema “Pregão” e a partir da sua bolsa eletrônica de compras – BEC. Para se adequar à norma, a Unicamp implantou o sistema “UNIbec” que informatiza e passa parte das atividades executadas pelos compradores da FCM aos solicitantes e aos profissionais da DGA. Frente a esta autonomização dos solicitantes se faz necessário um planejamento orçamentário na medida em que as demandas de compras e o controle financeiro tendem a se fragmentar inclusive no tempo. O objetivo é fazer com que os gastos sejam efetuados no tempo e a na sua totalidade de tal forma que se evitem sobras e gastos decorrentes da falta de planejamento, também que se viva ciclos de “super” ou de “sub” abastecimentos. O trabalho consiste em coletar – via intranet – as demandas da comunidade, orçá-las e cruzá-las com os itens de consumo dos respectivos tipos de serviços (administrativo e de pesquisa) e com o saldo financeiro disponível para investimentos. Feito isso a direção da Faculdade deve apresentar à Congregação uma proposta de investimento anual e, a partir disso, ter-se-á uma peça de planejamento construída democraticamente desde as demandas da comunidade e aprovada pela instância maior da unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Braga, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Adélia Cristina Bortoletto, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Klésio Divino Palhares, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Wilson Hofstatter, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

BRAGA, J.; BORTOLETTO, A. C.; PALHARES, K. D.; HOFSTATTER, W. A faculdade de ciências medicas ( FCM ) e o planejando que organiza e democratiza as decisões e os usos dos seus recursos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 2–2, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7618. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7618. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão