Resumo
O trabalho aqui apresentado é o resultado do esforço de um GT criado através da Portaria DFCM 25/09. O objetivo do GT foi analisar e definir metas e indicadores aos serviços das diretorias administrativa e de suprimento. Os objetos analisados foram as respectivas atividades dos serviços de compras, almoxarifado, patrimônio, limpeza, resíduos, manutenção, RH, CCD, protocolo, SIPEX, SG e reformas. As equipes responsáveis pelos serviços identificaram seus usuários e suas demandas, descreveram as atividades e identificaram os clientes das mesmas. Os clientes são atores institucionais internos ou externos à organização e que podem induzir, alimentar, retro-alimentar ou apenas receber os produtos. Considerando o que o presidente do GT auscultou de alguns clientes e/ou usuários, as equipes apontaram as dificuldades para executar as atividades, as propostas para superá-las e as metas a serem perseguidas, perfazendo um total de 52 metas. A partir da análise das atividades, das dificuldades e das metas, desenvolveu-se um conjunto de 48 indicadores. A análise das atividades possibilitou também dividi-las em dois grupos de processos: um relacionado à gestão de pessoas e patrimônio e outro relacionado aos processos de suprimentos de demandas necessárias às atividades fim (ensino, pesquisa e extensão) e aos desenvolvimentos tecnológico e espacial. Feito isso, observou-se ainda uma distribuição não equitativa entre as duas diretorias e mesmo a subordinação de atividades e processos de gestão à diretoria de suprimento. Com isso o presidente do GT sugeriu à direção da Faculdade uma redistribuição das atividades a partir de duas lógicas de processos: gestão e suprimento.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 José Reinaldo Braga
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