A experiência da comissão de atividades interdisciplinares (CAI/CONSU) na avaliação institucional dos centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa da Unicamp

Autores

  • Ana Lúcia dos Santos Coutinho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7616

Palavras-chave:

Avaliação. CAI/CONSU. Assessores. Interdisciplinares. Centros e núcleos

Resumo

O processo de avaliação das atividades dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa é realizado pela Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAI/CONSU) desde 1989. Em 1998, a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) foi criada e, a partir daí, é esta Coordenadoria que dá o suporte administrativo para que a CAI/CONSU possa realizar o processo de avaliação. O processo exige uma logística operacional devidamente organizada e planejada para transcorrer de maneira tranqüila e eficiente. Os procedimentos e os formulários que norteiam o processo são aprovados pela CAI/CONSU que encaminha para deliberação do Conselho Universitário. A CAI/CONSU prepara os dados de sustentação para o processo. O CONSU aprova os procedimentos, os Centros e Núcleos iniciam a elaboração dos seus relatórios e a CAI/CONSU inicia o processo de escolha dos Assessores “ad-hoc”, 3 para cada um dos Centros e Núcleos, sendo 02 externos à UNICAMP. A CEPE homologa a lista de assessores aprovada pela CAI/CONSU. Aos avaliadores é solicitada a elaboração de um parecer conjunto e são convidados a realizar uma visita, também conjunta, aos Centros e Núcleos. Ao término da visita e da elaboração do parecer, cada avaliador recebe uma “Declaração” da participação no processo. Nessa fase do processo, a CAI/CONSU já terá definido os procedimentos para a consolidação do processo para deliberação final do CONSU. A significativa produção dos Centros e Núcleos revela que a idéia inovadora de sua implantação é, de fato, um experimento bem sucedido que contribui de forma fundamental para o desenvolvimento Universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia dos Santos Coutinho, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

COUTINHO, A. L. dos S. A experiência da comissão de atividades interdisciplinares (CAI/CONSU) na avaliação institucional dos centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa da Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 10–11, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7616. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7616. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão