Banner Portal
A experiência da comissão de atividades interdisciplinares (CAI/CONSU) na avaliação institucional dos centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Avaliação. CAI/CONSU. Assessores. Interdisciplinares. Centros e núcleos

Como Citar

COUTINHO, Ana Lúcia dos Santos. A experiência da comissão de atividades interdisciplinares (CAI/CONSU) na avaliação institucional dos centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa da Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 10–11, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7616. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

O processo de avaliação das atividades dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa é realizado pela Comissão de Atividades Interdisciplinares (CAI/CONSU) desde 1989. Em 1998, a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) foi criada e, a partir daí, é esta Coordenadoria que dá o suporte administrativo para que a CAI/CONSU possa realizar o processo de avaliação. O processo exige uma logística operacional devidamente organizada e planejada para transcorrer de maneira tranqüila e eficiente. Os procedimentos e os formulários que norteiam o processo são aprovados pela CAI/CONSU que encaminha para deliberação do Conselho Universitário. A CAI/CONSU prepara os dados de sustentação para o processo. O CONSU aprova os procedimentos, os Centros e Núcleos iniciam a elaboração dos seus relatórios e a CAI/CONSU inicia o processo de escolha dos Assessores “ad-hoc”, 3 para cada um dos Centros e Núcleos, sendo 02 externos à UNICAMP. A CEPE homologa a lista de assessores aprovada pela CAI/CONSU. Aos avaliadores é solicitada a elaboração de um parecer conjunto e são convidados a realizar uma visita, também conjunta, aos Centros e Núcleos. Ao término da visita e da elaboração do parecer, cada avaliador recebe uma “Declaração” da participação no processo. Nessa fase do processo, a CAI/CONSU já terá definido os procedimentos para a consolidação do processo para deliberação final do CONSU. A significativa produção dos Centros e Núcleos revela que a idéia inovadora de sua implantação é, de fato, um experimento bem sucedido que contribui de forma fundamental para o desenvolvimento Universitário.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ana Lúcia dos Santos Coutinho

Downloads

Não há dados estatísticos.