Banner Portal
A qualidade da informação para o usuário: o cotidiano do atendimento da biblioteca central cesar lattes
PDF

Palavras-chave

Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL). Atendimento. Biblioteca universitária

Como Citar

SOUZA, Daniele Dantas de; PAULA, Marco Antonio de. A qualidade da informação para o usuário: o cotidiano do atendimento da biblioteca central cesar lattes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 45–45, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7611. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

A proposta deste trabalho é identificar a ampliação dos tipos de atendimento da célula de circulação do setor de atendimento da BCCL da Unicamp considerando sua realidade atual, que é baseada não só na execução de serviços, mas na necessidade cotidiana da habilidade da equipe em aplicar métodos e rotinas, assim como oferecer uma comunicação efetiva de modo a permitir a interpretação, empatia e cordialidade nos relacionamentos interpessoais com os usuários. Nesta célula está centralizada a circulação do material bibliográfico dos acervos da BCCL; Coleções Especiais; e Bib. da Área das Engenharias e Arquitetura (BAE) e atendimento da comunidade interna e externa. Para o levantamento proposto foram utilizados dados estatísticos do ano de 2007 da circulação obtida por meio do software Virtua (205.444 empréstimos domiciliares; 113.309 consultas) assim como dados da catraca (247.146 registros em 273 dias de abertura) e também observações diárias das demandas dos usuários. Nos resultados obtidos foram observados um aumento de 35,29% de circulação em relação a 2006, e 28,47% da consulta, e devido a serviços como a renovação online, registrou-se um aumento de apenas 5,25%. E através das observações diárias, respostas por e-mail e telefone, identificamos um aumento em torno de 20% de dúvidas da comunidade externa e extensão que buscam a BCCL para dúvidas/necessidades acadêmicas, e também para informações gerais. Espera-se com este estudo manter a equipe cada vez mais hábil, oferecendo um atendimento a comunidade completo e cordial.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Daniele Dantas de Souza, Marco Antonio de Paula

Downloads

Não há dados estatísticos.