A importância dos programas de intercâmbio internacional na formação de alunos e na internacionalização da universidade UNICAMP/França: 20 anos de cooperação

Autores

  • Clara Orzwchoswki Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.7603

Palavras-chave:

Internacionalização. Cooperação. Estudantes

Resumo

Em 29 de fevereiro de 1988 a Unicamp oficializava o seu primeiro Acordo de Cooperação para um programa de intercâmbio de estudantes de graduação com uma Instituição francesa. Desde então, um número crescente de estudantes tem demonstrado interesse no intercâmbio, em conseqüência, de uma tendência à internacionalização da Universidade. O programa tornou-se muito atrativo e provocou inúmeras iniciativas de intercâmbios semelhantes. Hoje os estudantes de graduação da Unicamp podem contar com, aproximadamente, 50 instituições francesas, além de muitas outras instituições internacionais, para troca de conhecimentos técnico-científico e acadêmico, em diversas áreas do conhecimento. A parceria mais importante, atualmente, é o programa de duplo diploma com as principais Escolas francesas, permitido aos futuros profissionais o exercício de suas atividades tanto no Brasil quanto na França. Os intercâmbios internacionais preparam os estudantes para um futuro profissional num mundo globalizado e proporcionam a aquisição de competências internacionais e interculturais. Contatos estabelecidos com as Instituições acadêmicas e órgãos do governo estrangeiros são fundamentais para a promoção de novos Acordos de Cooperação. A Unicamp também recebe muitos estudantes estrangeiros tornando uma Universidade cada vez mais internacionalizada e escolhida pela sua qualidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Orzwchoswki, Universidade Estadual de Campinas

CORI/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-09-12

Como Citar

ORZWCHOSWKI, C. A importância dos programas de intercâmbio internacional na formação de alunos e na internacionalização da universidade UNICAMP/França: 20 anos de cooperação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 44–44, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.7603. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7603. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão