Utilização de software de desenvolvimento cad no auxílio ao ensino e pesquisa

Autores

  • Renato Da Silva Moura Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7592

Palavras-chave:

Projetos Mecânicos. Softwares CAD. Ensino e Pesquisa

Resumo

A tecnologia aplicada no desenvolvimento de projetos mecânicos avança a cada dia. A utilização de softwares CAD (computer aided design) trouxe produtividade e minimização de erros, pois reduz significativamente o tempo investido no desenvolvimento de um projeto e evita a confecção de partes mecânicas com falhas. Este trabalho apresenta a experiência adquirida na aplicação do software de desenvolvimento Autodesk Inventor® no auxílio a trabalhos de pós-graduação e iniciação cientifica, elaborando produtos para diversas aplicações dentro dos laboratórios do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp. Com o apoio da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU) um treinamento de utilização do software foi realizado, e os conhecimentos adquiridos proporcionaram a realização de protótipos e dispositivos mecânicos, para alunos e pesquisadores, de modo mais eficiente, além disso, um mini-curso foi elaborado e o conhecimento retransmitido para funcionários e estagiários da Área de Pesquisa e Desenvolvimento do CEB. Contando também, com a disponibilidade de máquinas-operatrizes, realizou-se o ciclo completo do desenvolvimento, desde a criação e simulação no software até o produto construído e acabado. Como exemplos de projetos desenvolvidos, pode-se citar: o micro-manipulador (utilizado em pesquisas com coração de inseto) e o conector uretral (confeccionado pelo processo de prototipagem digital e utilizado em pesquisas no Hospital das Clinicas da Unicamp). A utilização do software nos permitiu desenvolver os projetos em menor tempo, diminuiu o retrabalho, possibilitou a realimentação dos usuários em várias etapas do desenvolvimento, e melhorou a documentação técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Da Silva Moura, Universidade Estadual de Campinas

Sou graduado no curso de Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Grande Dourados, (UFGD), cidade de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Durante minha formação acadêmica fiz parte de autoria de dois projetos relacionados a extração de óleos vegetais e secagem de alimentos. Além disso também fiz cursos adicionais a formação acadêmica como inglês em nível intermediário, mini-cursos sobre alimentos funcionais feito durante um evento realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) MS,Curso qualificador como Controlador da Qualidade na Indústria de Alimentos e Auxiliar de Laboratório de Alimentos no Senai de Dourados MS. Também tive uma experiência de 6 meses de trabalho como operador de produção 2 na Empresa Seara Alimentos LTDA JBS na unidade de Dourados MS.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

MOURA, R. D. S. Utilização de software de desenvolvimento cad no auxílio ao ensino e pesquisa. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 146–146, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7592. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7592. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão