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Trabalhos Manuais: uma proposta de ação para o desenvolvimento da criança
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Palavras-chave

Educação não formal. Trabalhos manuais. Aprendizagem. Criança

Como Citar

SANTOS, A. C. M. Trabalhos Manuais: uma proposta de ação para o desenvolvimento da criança. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 144–144, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7590. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7590. Acesso em: 29 mar. 2023.

Resumo

O PRODECAD é um programa de educação não formal da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEDIC) da UNICAMP. Este trabalho apresenta a Oficina de Trabalhos Manuais oferecida às crianças no “Horário de Livre Escolha”. Esta oficina busca, através de diferentes propostas, atividades que sejam prazerosas e desafiadoras, tendo como objetivos oportunizar momentos de criação que visam promover o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, além de fortalecer a autoestima de cada um dentro de um fazer individual e coletivo.  MÉTODO: Confecção de fuxicos, colares, chaveiros, crochê, utilizando como recursos agulhas, linhas, botões, tecidos, tesouras e miçangas. RESULTADOS: O contato com diversos materiais e propostas permite à criança exercitar sua criatividade e aguçar sua curiosidade. Através do lúdico, proporcionado pelo desejo de criação, observar-se a coordenação pelo manuseio de linhas, agulhas e tesouras, o conhecimento lógico-matemático pela seriação, comparação e escolha dos materiais, a atenção e concentração na execução, o desejo do fazer e do querer refazer, o criar e o recriar a partir da proposta original. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta oficina é um espaço privilegiado que possibilita promover a interação e a socialização. O ambiente acolhedor, a livre escolha de participar e o envolvimento na atividade possibilita à criança o estreitamento de vínculos e o expressar-se sem censura, momentos ricos de escuta para o professor. A criação de algo novo, alcançado pelo esforço e dedicação gera satisfação à criança, motivação que a impulsiona a querer continuar participando e descobrindo coisas novas que é plenamente capaz de realizar. 
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7590
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Copyright (c) 2016 Ana Cláudia Moraes Santos

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