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Serviço de atendimento on-line por chat: experiência da biblioteca da área de engenharia e arquitetura da UNICAMP
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Palavras-chave

Serviço de referência. Serviço de referência virtual. Atendimento online. Chat. Biblioteca universitária

Como Citar

FERREIRA, D. T. Serviço de atendimento on-line por chat: experiência da biblioteca da área de engenharia e arquitetura da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 138–138, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7584. Acesso em: 5 out. 2023.

Resumo

O presente trabalho descreve a experiência da implantação do atendimento on-line por chat na Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura - BAE da Unicamp. A implantação dessa ferramenta pioneira no Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU teve como principal objetivo atender ao usuário de forma on-line nas questões de pesquisa da Biblioteca. Os resultados apresentados foram baseados na categorização de questões de referência idealizados por Grogan. Nota-se que a maioria do atendimento realizado pela BAE foi referente a questões de caráter administrativo (80%), seguido pelas de localização de materiais (13,3%) e por último, questões relativas a autor e título (6,7%). Pode-se perceber que ainda existe a necessidade de ampla divulgação desse novo serviço já que o mesmo foi implantado há pouco tempo. Além disso, espera-se que essa iniciativa possa servir de modelo para a implantação da ferramenta de atendimento on-line por outras bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU. 
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Copyright (c) 2016 Danielle Thiago Ferreira

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