Serviço de atendimento on-line por chat: experiência da biblioteca da área de engenharia e arquitetura da UNICAMP

Autores

  • Danielle Thiago Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7584

Palavras-chave:

Serviço de referência. Serviço de referência virtual. Atendimento online. Chat. Biblioteca universitária

Resumo

O presente trabalho descreve a experiência da implantação do atendimento on-line por chat na Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura - BAE da Unicamp. A implantação dessa ferramenta pioneira no Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU teve como principal objetivo atender ao usuário de forma on-line nas questões de pesquisa da Biblioteca. Os resultados apresentados foram baseados na categorização de questões de referência idealizados por Grogan. Nota-se que a maioria do atendimento realizado pela BAE foi referente a questões de caráter administrativo (80%), seguido pelas de localização de materiais (13,3%) e por último, questões relativas a autor e título (6,7%). Pode-se perceber que ainda existe a necessidade de ampla divulgação desse novo serviço já que o mesmo foi implantado há pouco tempo. Além disso, espera-se que essa iniciativa possa servir de modelo para a implantação da ferramenta de atendimento on-line por outras bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU. 

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Biografia do Autor

Danielle Thiago Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas(1999) e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (2002). É Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2007). Atualmente é Diretora da Biblioteca da Área da Engenharia e Arquitetura da Unicamp. Foi Professor da Pontificia Universidade Catolica de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissional da informação - Mercado de trabalho e perfil; Metodologia e Projetos de Pesquisa. É Editora da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP. 

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

FERREIRA, D. T. Serviço de atendimento on-line por chat: experiência da biblioteca da área de engenharia e arquitetura da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 138–138, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7584. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7584. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

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