Banner Portal
Química em ação: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública
PDF

Palavras-chave

Universidade. Escola pública. Extensão. Química

Como Citar

SALOMÃO, Acacia Adriana. Química em ação: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 133–133, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7578. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Desde 2009 as Coordenadorias de Extensão e Graduação do Instituto de Química (IQ) da UNICAMP organiza o projeto Química em Ação (QA) que visa a realização de atividades teóricas e experimentais para alunos e professores das escolas da rede pública de Campinas e região com objetivo de divulgar a Química e desmistificá-la enquanto ciência, promover interação entre escola e universidade e possibilitar o aprimoramento profissional dos professores. O evento ocorre anualmente durante uma semana em julho nas dependências do IQ. Desde 2011 oferece palestras em diversas escolas públicas nos meses de março a novembro. Em 2011 as palestras foram ministradas em quatro escolas e em 2012 em seis escolas. O processo de seleção para participação é iniciado na escola e finalizado no IQ. Em 2009, 25 alunos participaram do QA na universidade. Em 2010 foram 50 participantes, em 2011 compareceram ao evento 50 alunos e em julho de 2012 foram 78 participantes. Em 2011 foi realizado o primeiro QA na universidade para 50 professores. As edições do QA foram avaliadas por questionários de opinião, onde 90% dos alunos gostaram do evento e relataram que foi melhor que o esperado e 91% dos professores informaram que o evento contribuiu significativamente para o aprimoramento profissional. Foi possível observar que o QA favorece as relações da comunidade universitária com as escolas, contribuindo para esclarecimentos sobre ciência, carreira e aprimoramento profissional. O programa colabora na formação dos graduandos e pós-graduandos que atuam como monitores. Os resultados estimulam prosseguir com o trabalho em novas edições. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Acacia Adriana Salomão

Downloads

Não há dados estatísticos.