Química em ação: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública

Autores

  • Acacia Adriana Salomão Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7578

Palavras-chave:

Universidade. Escola pública. Extensão. Química

Resumo

Desde 2009 as Coordenadorias de Extensão e Graduação do Instituto de Química (IQ) da UNICAMP organiza o projeto Química em Ação (QA) que visa a realização de atividades teóricas e experimentais para alunos e professores das escolas da rede pública de Campinas e região com objetivo de divulgar a Química e desmistificá-la enquanto ciência, promover interação entre escola e universidade e possibilitar o aprimoramento profissional dos professores. O evento ocorre anualmente durante uma semana em julho nas dependências do IQ. Desde 2011 oferece palestras em diversas escolas públicas nos meses de março a novembro. Em 2011 as palestras foram ministradas em quatro escolas e em 2012 em seis escolas. O processo de seleção para participação é iniciado na escola e finalizado no IQ. Em 2009, 25 alunos participaram do QA na universidade. Em 2010 foram 50 participantes, em 2011 compareceram ao evento 50 alunos e em julho de 2012 foram 78 participantes. Em 2011 foi realizado o primeiro QA na universidade para 50 professores. As edições do QA foram avaliadas por questionários de opinião, onde 90% dos alunos gostaram do evento e relataram que foi melhor que o esperado e 91% dos professores informaram que o evento contribuiu significativamente para o aprimoramento profissional. Foi possível observar que o QA favorece as relações da comunidade universitária com as escolas, contribuindo para esclarecimentos sobre ciência, carreira e aprimoramento profissional. O programa colabora na formação dos graduandos e pós-graduandos que atuam como monitores. Os resultados estimulam prosseguir com o trabalho em novas edições. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acacia Adriana Salomão, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade São Francisco e curso Técnico em Química pela Escola Técnica Estadual "Conselheiro Antonio Prado". Atualmente é Profissional para Assuntos Universitários no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de biocombustíveis, espectrofotometria e ensino de química

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SALOMÃO, A. A. Química em ação: uma proposta de interação entre a universidade e a escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 133–133, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7578. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7578. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)