Banner Portal
Preparação e caracterização das propriedades magnéticas de filmes finos de terfenol-d
PDF

Palavras-chave

Terferol-D. Propriedades magnéticas. Magnetostricção

Como Citar

LOURENÇO, Airton. Preparação e caracterização das propriedades magnéticas de filmes finos de terfenol-d. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 128–128, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7573. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Magnetostricção é a propriedade dos materiais ferromagnéticos de se deformarem pela presença de um campo magnético externo. Terfenol-D é uma liga com composição TbxDy1-xFe2, que apresenta magnetostricção gigante (GMM). Esse material desperta grande interesse para uso em sensores, atuadores, fotônica, etc. 
Neste trabalho preparamos filmes finos da ordem de 1.0 micron depositados sobre substratos de silício, utilizando a técnica de sputtering. As amostras apresentaram estrutura amorfa confirmada através de análise por espectros de raios-X. As propriedades magnéticas foram medidas utilizando um magnetômetro comercial SQUID (Quantum Design) e um magnetrômetro Lake Shore VSM. Em baixa temperatura (4K) as amostras apresentaram um campo coercitivo elevado de cerca de 12 kOe, enquanto a curva de magnetização de 300 K mostra excelentes propriedades magnéticas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Airton Lourenço

Downloads

Não há dados estatísticos.