Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7570

Palavras-chave:

Metodologia científica. Pesquisa científica. Referências–Normalização. Citações–Normalização. Documentação–Normalização

Resumo

Este trabalho teve início através do edital GGBS/UNICAMP-01/2011, que atribuía também recursos para a confecção de publicações temáticas. Graças a esse edital, foi possível realizar a publicação desta obra. O trabalho contou, ainda, com a colaboração de mais dois profissionais bibliotecários que se dedicaram a revisar o que estava pronto de imediato.  O título da obra é bastante significante: “Percurso Científico”. Trata-se de um trabalho, baseado nas normas da ABNT e ISO. É de grande valia para a área de documentação e pesquisa, mesmo porque mostra como o pesquisador deve organizar as suas referências para documentos impressos, eletrônicos e especiais.  Além da organização das referências, organiza também as citações de todo tipo de documentos, aponta como elaborar um relatório técnico-científico, como estruturar os trabalhos acadêmicos (tcc, dissertações e teses) e auxilia os menos experientes na montagem de um projeto de pesquisa. Trata-se de uma obra obrigatória à biblioteca de todos aqueles que se lançam à produção de trabalhos acadêmicos e relatórios de pesquisa. De fato, com o advento da Internet, as rotinas de normalização sofreram significativas mudanças tanto na organização, como na forma de busca nas bases de dados on-line. Essas mudanças são aqui incorporadas, dentro de uma clareza meridiana e didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços [1995-2013]. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Concluiu também pela Universidade Estadual de Campinas, o curso de Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas [2008]. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de duas revistas científicas digitais das áreas de Educação e Biblioteconomia. Possui diversos trabalhos publicados na área. Vice-coordenador nacional do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação [out. 2013/out. 2015]. Atualmente é editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP) há mais 20 anos. Editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science), desde fevereiro de 2015. Atua como docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind, desde 2013. Organiza e coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados, construção de portais e periódicos eletrônicos (ferramentas OJS/SEER). Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também em competência em informação, editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, e indexação. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas, desde nov. 2014. 

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SANTOS, G. C. Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 125–125, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7570. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7570. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>