Resumo
A apresentação de um projeto arquitetônico para as creches da Universidade Estadual de Campinas é objeto de pesquisa da Divisão da Educação Infantil e Complementar – DEDIC/CIEMPI; e da Coordenadoria de Projetos e Obras - CPO, com o apoio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRDU que pretende fomentar a discussão sobre a qualidade espacial para o ambiente infantil e mostrar um caminho possível entre o arquiteto e o pedagogo na execução de bons projetos arquitetônicos para a infância.A metodologia baseou-se em estudos teóricos/práticos e diálogos multidisciplinares entre a pedagogia e arquitetura, cada área de conhecimento contribuindo com conceitos que ampliam a concepção de creche que, como primeira etapa da educação básica (LDBEN 9394/96), como direito de todos os meninos e meninas entre 0 e 3 anos de idade.
Após dois anos de longo trabalho e transposto o primeiro obstáculo: a pouca oferta de áreas na UNICAMP, um espaço nobre foi definido para construir a nova creche. O conceito mais importante que prevaleceu no projeto significou: o cuidar, o educar e o brincar num mesmo espaço, favorecendo o desenvolvimento global da criança e promovendo o trabalho do professor de maneira adequada.
A concepção deste projeto apresentado permanece em processo de estudos e melhorias. Parte dessas melhorias é motivada pela participação dos principais autores/atores do contexto – as crianças e os professores e as professoras. A próxima etapa será a concepção dos espaços abertos da creche.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Roberta Rocha Borges
Downloads
Não há dados estatísticos.