Banner Portal
Pedagogia e Arquitetura: diálogos necessários para a concretização do projeto para as novas creches da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Educação infantil. Creche. Arquitetura. Cuidar. Educar

Como Citar

BORGES, Roberta Rocha. Pedagogia e Arquitetura: diálogos necessários para a concretização do projeto para as novas creches da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 124–124, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7569. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

A apresentação de um projeto arquitetônico para as creches da Universidade Estadual de Campinas é objeto de pesquisa da Divisão da Educação Infantil e Complementar – DEDIC/CIEMPI; e da Coordenadoria de Projetos e Obras - CPO, com o apoio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRDU que pretende fomentar a discussão sobre a qualidade espacial para o ambiente infantil e mostrar um caminho possível entre o arquiteto e o pedagogo na execução de bons projetos arquitetônicos para a infância. 
A metodologia baseou-se em estudos teóricos/práticos e diálogos multidisciplinares entre a pedagogia e arquitetura, cada área de conhecimento contribuindo com conceitos que ampliam a concepção de creche que, como primeira etapa da educação básica (LDBEN 9394/96), como direito de todos os meninos e meninas entre 0 e 3 anos de idade.
Após dois anos de longo trabalho e transposto o primeiro obstáculo: a pouca oferta de áreas na UNICAMP, um espaço nobre foi definido para construir a nova creche. O conceito mais importante que prevaleceu no projeto significou: o cuidar, o educar e o brincar num mesmo espaço, favorecendo o desenvolvimento global da criança e promovendo o trabalho do professor de maneira adequada.
A concepção deste projeto apresentado permanece em processo de estudos e melhorias. Parte dessas melhorias é motivada pela participação dos principais autores/atores do contexto – as crianças e os professores e as professoras. A próxima etapa será a concepção dos espaços abertos da creche.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Roberta Rocha Borges

Downloads

Não há dados estatísticos.