Pedagogia e Arquitetura: diálogos necessários para a concretização do projeto para as novas creches da UNICAMP

Autores

  • Roberta Rocha Borges Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7569

Palavras-chave:

Educação infantil. Creche. Arquitetura. Cuidar. Educar

Resumo

A apresentação de um projeto arquitetônico para as creches da Universidade Estadual de Campinas é objeto de pesquisa da Divisão da Educação Infantil e Complementar – DEDIC/CIEMPI; e da Coordenadoria de Projetos e Obras - CPO, com o apoio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRDU que pretende fomentar a discussão sobre a qualidade espacial para o ambiente infantil e mostrar um caminho possível entre o arquiteto e o pedagogo na execução de bons projetos arquitetônicos para a infância. 
A metodologia baseou-se em estudos teóricos/práticos e diálogos multidisciplinares entre a pedagogia e arquitetura, cada área de conhecimento contribuindo com conceitos que ampliam a concepção de creche que, como primeira etapa da educação básica (LDBEN 9394/96), como direito de todos os meninos e meninas entre 0 e 3 anos de idade.
Após dois anos de longo trabalho e transposto o primeiro obstáculo: a pouca oferta de áreas na UNICAMP, um espaço nobre foi definido para construir a nova creche. O conceito mais importante que prevaleceu no projeto significou: o cuidar, o educar e o brincar num mesmo espaço, favorecendo o desenvolvimento global da criança e promovendo o trabalho do professor de maneira adequada.
A concepção deste projeto apresentado permanece em processo de estudos e melhorias. Parte dessas melhorias é motivada pela participação dos principais autores/atores do contexto – as crianças e os professores e as professoras. A próxima etapa será a concepção dos espaços abertos da creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rocha Borges, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

BORGES, R. R. Pedagogia e Arquitetura: diálogos necessários para a concretização do projeto para as novas creches da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 124–124, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7569. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7569. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)