Banner Portal
O Jornal da UNICAMP como forma de incentivo à leitura, parâmetros humanos e atualizações para alunos do 3o. ano do Ensino Médio
PDF

Palavras-chave

Ensino médio. Leitura. Currículo ensino médio

Como Citar

LINS, Edison Cardoso. O Jornal da UNICAMP como forma de incentivo à leitura, parâmetros humanos e atualizações para alunos do 3o. ano do Ensino Médio. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 121–121, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7566. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O ensino médio, etapa final da educação básica brasileira, é o segmento mais complexo e com muitos desafios : motivar o aluno, evitar evasão e apontar caminhos para as etapas seguintes. Dissertação de Mestrado, defendida em 2007, permitiu conhecimento da realidade desta etapa de ensino.  Como atuo como professor na rede estadual, no citado segmento, tem sido importante relacionar as necessidades que os recursos que uma instituição como a Unicamp possibilita. É o caso de utilizar o Jornal da Unicamp, em algumas de suas edições, como fonte de trabalho com alunos do 3o. ano do Ensino Médio.  Algumas matérias, aquelas relacionadas ao conteúdo em estudo nas diversas disciplinas e matérias que trazem trajetórias de professores, funcionários e alunos, têm contribuído de forma muito importante para motivação à leitura, produção de textos relacionados e pesquisas mais aprofundadas. O resultado tem sido motivador tanto em termos de motivação e despertar para as possibilidades mesmo para alunos de escola pública, de apostarem no ingresso, pelo vestibular ou programas específicos, na Unicamp e em outras universidades públicas. Como referência as edições que contém perfil de profissionais da Unicamp tem validado sobremaneira a ação motivadora no que se refere ao esforço para melhoria da educação brasileira. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins

Downloads

Não há dados estatísticos.