O Jornal da UNICAMP como forma de incentivo à leitura, parâmetros humanos e atualizações para alunos do 3o. ano do Ensino Médio

Autores

  • Edison Cardoso Lins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7566

Palavras-chave:

Ensino médio. Leitura. Currículo ensino médio

Resumo

O ensino médio, etapa final da educação básica brasileira, é o segmento mais complexo e com muitos desafios : motivar o aluno, evitar evasão e apontar caminhos para as etapas seguintes. Dissertação de Mestrado, defendida em 2007, permitiu conhecimento da realidade desta etapa de ensino.  Como atuo como professor na rede estadual, no citado segmento, tem sido importante relacionar as necessidades que os recursos que uma instituição como a Unicamp possibilita. É o caso de utilizar o Jornal da Unicamp, em algumas de suas edições, como fonte de trabalho com alunos do 3o. ano do Ensino Médio.  Algumas matérias, aquelas relacionadas ao conteúdo em estudo nas diversas disciplinas e matérias que trazem trajetórias de professores, funcionários e alunos, têm contribuído de forma muito importante para motivação à leitura, produção de textos relacionados e pesquisas mais aprofundadas. O resultado tem sido motivador tanto em termos de motivação e despertar para as possibilidades mesmo para alunos de escola pública, de apostarem no ingresso, pelo vestibular ou programas específicos, na Unicamp e em outras universidades públicas. Como referência as edições que contém perfil de profissionais da Unicamp tem validado sobremaneira a ação motivadora no que se refere ao esforço para melhoria da educação brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison Cardoso Lins, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Educação - título obtido no Mestrado em Educação do Centro Universitário Unisal de São Paulo, unidade de Americana. Título da dissertação: Ensino Médio : aspectos históricos, legais e questões do período noturno (1971-2006), defendida em outubro de 2007 , sob orientação da Profa. Dra. Mara Regina Martins Jacomeli, da Unicamp. Histórico Escolar inclui 3 disciplinas cursadas na Pós-Graduação em Educação da Unicamp. Licenciatura e Bacharelado - em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1985), tendo desenvolvido pesquisa na área de Educação Formal e Não-Formal. É professor titular II da SEE/SP Funcionário de carreira da Unicamp,. atualmente exerce assessoria técnica na Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

LINS, E. C. O Jornal da UNICAMP como forma de incentivo à leitura, parâmetros humanos e atualizações para alunos do 3o. ano do Ensino Médio. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 121–121, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7566. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7566. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>