Banner Portal
O caminho das pedras para a indexação e a padronização bibliográfica das publicações científicas: um guia para bibliotecários e editores científicos
PDF

Palavras-chave

Periódicos científicos. Indexação. Padronização bibliográfica

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino. O caminho das pedras para a indexação e a padronização bibliográfica das publicações científicas: um guia para bibliotecários e editores científicos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 120–120, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7565. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A grande demanda da produção bibliográfica nacional e estrangeira em publicação periódica solicita uma padronização estética de sua estrutura, de acordo com as normas adotadas em cada país (AFNOR, ABNT, DIN, MLA, ISO, etc.) para as publicações científicas. Após essa adoção, é necessário pensar como a produção será armazenada, disseminada e divulgada. Para isso, existem as bases de dados automatizadas e impressas, que buscam modelos de organização segundo procedimentos e técnicas normativas adotados na área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, responsáveis por essas técnicas.  Os produtores de bases de dados exigem a adequação das publicações periódicas, dentro das normas de editoração eletrônica, para que a divulgação dos dados aconteça de forma adequada.  Nesse contexto, foi elaborado o guia “Fontes de Indexação para Periódicos Científicos: um guia para bibliotecários e editores científicos”, que contém a relação de algumas bases mais conhecidas na Internet, com suas respectivas normas, para que os editores e os produtores de publicações periódicas possam ter um parâmetro de adequação de suas produções para solicitar a indexação de suas publicações, desde que estas possuam formato de publicações científicas e registradas no Centro Brasileiro do ISSN, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Este projeto foi patrocinado pelo GGBS, através do Edital GGBS/UNICAMP 002/2011, com recursos destinados a editoração de publicações.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gildenir Carolino Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.