O caminho das pedras para a indexação e a padronização bibliográfica das publicações científicas: um guia para bibliotecários e editores científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7565

Palavras-chave:

Periódicos científicos. Indexação. Padronização bibliográfica

Resumo

A grande demanda da produção bibliográfica nacional e estrangeira em publicação periódica solicita uma padronização estética de sua estrutura, de acordo com as normas adotadas em cada país (AFNOR, ABNT, DIN, MLA, ISO, etc.) para as publicações científicas. Após essa adoção, é necessário pensar como a produção será armazenada, disseminada e divulgada. Para isso, existem as bases de dados automatizadas e impressas, que buscam modelos de organização segundo procedimentos e técnicas normativas adotados na área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, responsáveis por essas técnicas.  Os produtores de bases de dados exigem a adequação das publicações periódicas, dentro das normas de editoração eletrônica, para que a divulgação dos dados aconteça de forma adequada.  Nesse contexto, foi elaborado o guia “Fontes de Indexação para Periódicos Científicos: um guia para bibliotecários e editores científicos”, que contém a relação de algumas bases mais conhecidas na Internet, com suas respectivas normas, para que os editores e os produtores de publicações periódicas possam ter um parâmetro de adequação de suas produções para solicitar a indexação de suas publicações, desde que estas possuam formato de publicações científicas e registradas no Centro Brasileiro do ISSN, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Este projeto foi patrocinado pelo GGBS, através do Edital GGBS/UNICAMP 002/2011, com recursos destinados a editoração de publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços [1995-2013]. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Concluiu também pela Universidade Estadual de Campinas, o curso de Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas [2008]. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de duas revistas científicas digitais das áreas de Educação e Biblioteconomia. Possui diversos trabalhos publicados na área. Vice-coordenador nacional do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação [out. 2013/out. 2015]. Atualmente é editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP) há mais 20 anos. Editor do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science), desde fevereiro de 2015. Atua como docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind, desde 2013. Organiza e coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados, construção de portais e periódicos eletrônicos (ferramentas OJS/SEER). Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também em competência em informação, editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, e indexação. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas, desde nov. 2014.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SANTOS, G. C. O caminho das pedras para a indexação e a padronização bibliográfica das publicações científicas: um guia para bibliotecários e editores científicos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 120–120, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7565. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7565. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>