Banner Portal
O brincar como lugar de desenvolvimento da língua de sinais
PDF

Palavras-chave

Língua de sinais. Brincar. Surdos

Como Citar

ROSA, Andrea da Silva. O brincar como lugar de desenvolvimento da língua de sinais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 119–119, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7564. Acesso em: 10 nov. 2024.

Resumo

Com o advento da inclusão as crianças surdas tem tido a oportunidade de frequentarem as escolas regulares. Nesse espaço educacional tão rico e importante para o desenvolvimento das mesmas temos as brincadeiras de jogos e que demandam o conhecimento de regras e que muitas vezes é ignorado pela criança surda criando uma situação de exclusão no momento da brincadeira. É importante para que as crianças surdas sejam de fato incluídas pelos seus colegas que elas conheçam essas brincadeiras e suas regras. Nesse sentido as brincadeiras desenvolvidas no parque do CEPRE - FCM possibilitam a aprendizagem de regras dos jogos e também o viver em sociedade. Esta pesquisa objetiva propiciar a criança surda oportunidades de aprender regras de brincadeiras como: amarelinha, basquete, futebol, dança das cadeiras entre outras. Tendo aprendido as regras em língua de sinais e de forma significativa as crianças poderão brincar em outros espaços inclusivos e principalmente com crianças ouvintes. A língua de sinais será a forma para que tais crianças possam se apropriar das regras das brincadeiras, logo, será necessário que a criança adquira novos vocabulários em língua de sinais ampliando seu conhecimento linguistico e esses novos vocabulários em LIBRAS serão base para o aprendizado da língua portuguesa. Sendo assim, o brincar será o lugar de desenvolvimento linguistico e social da criança surda. O nosso público -alvo são crianças surdas de 4-6 anos de idade que são atendidas no CEPRE-FCM pela autora do projeto. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Andrea da Silva Rosa

Downloads

Não há dados estatísticos.