Resumo
O projeto “Nos Trilhos da Infância” foi idealizado em três eixos fundamentais ao desenvolvimento pleno da infância: a leitura, o brincar livre e a aquisição de saberes que ampliem o imaginário e o repertório relacional e sócio-afetivo do público infanto-juvenil. A leitura, tem o potencial de desenvolver a inteligência e capacidade do aprendizado, constituindo-se numa importante via de acesso e desenvolvimento do olhar crítico, à leitura e interpretação do mundo moderno e ao exercício pleno dos direitos e da cidadania. Acreditamos que, para despertar, instigar e potencializar o hábito da leitura é necessário promover ações de forma lúdica e acessível a todos. Por meio do Brincar Livre, a criança desenvolve habilidades sociais fundamentais à aquisição de autonomia, ao fortalecimento da identidade e da auto-estima, e à ampliação do repertório social, para interagir e atuar no mundo cultural em que vive. Através das rodas de contos, crianças da moradia dos Funcionários da Unicamp (Condominio Arlete Cardoso Lins) e do Cecompi -Itajai IV, relatam suas experiências com os livros e exercitam o papel de mediador de leitura. O projeto já provou ser ferramenta eficaz na promoção de valores e integração da comunidade, no fortalecimento da identidade cultural local, na inclusão do hábito do brincar e da leitura, além aproximar a comunidade com a Unicamp, garantindo que o conhecimento cumpra sua missão de emponderamento, emancipação cultural, garantia de direitos humanos e da cidadania.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Irani Ribeiro
Downloads
Não há dados estatísticos.