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Nos trilhos da infância
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Palavras-chave

Cultura. Leitura. Infância. Adolescência. Brincar. Inclusão

Como Citar

RIBEIRO, Irani. Nos trilhos da infância. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 117–117, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7557. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O projeto “Nos Trilhos da Infância” foi idealizado em três eixos fundamentais ao desenvolvimento pleno da infância: a leitura, o brincar livre e a aquisição de saberes que ampliem o imaginário e o repertório relacional e sócio-afetivo do público infanto-juvenil. A leitura, tem o potencial de desenvolver a inteligência e capacidade do aprendizado, constituindo-se numa importante via de acesso e desenvolvimento do olhar crítico, à leitura e interpretação do mundo moderno e ao exercício pleno dos direitos e da cidadania. Acreditamos que, para despertar, instigar e potencializar o hábito da leitura é necessário promover ações de forma lúdica e acessível a todos. Por meio do Brincar Livre, a criança desenvolve habilidades sociais fundamentais à aquisição de autonomia, ao fortalecimento da identidade e da auto-estima, e à ampliação do repertório social, para interagir e atuar no mundo cultural em que vive. Através das rodas de contos, crianças da moradia dos Funcionários da Unicamp (Condominio Arlete Cardoso Lins) e do Cecompi -Itajai IV, relatam suas experiências com os livros e exercitam o papel de mediador de leitura.  O projeto já provou ser ferramenta eficaz na promoção de valores e integração da comunidade, no fortalecimento da identidade cultural local, na inclusão do hábito do brincar e da leitura, além aproximar a comunidade com a Unicamp, garantindo que o conhecimento cumpra sua missão de emponderamento, emancipação cultural, garantia de direitos humanos e da cidadania.
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Copyright (c) 2016 Irani Ribeiro

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