Monitoramento da operação do circuito experimental de bombas submersíveis elétricas do labpetro

Autores

  • Natache do Socorro Dias Arrifano Sassim Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7555

Palavras-chave:

Bombas submersíveis elétricas. Escoamento multifásico. Instrumentação. Engenharia de petróleo

Resumo

A utilização de bombas centrífugas submersas (BCS) operando com a mistura gás-líquido é comum na indústria de petróleo. Para elevadas vazões de gás é observado uma severa degradação no desempenho da bomba, visto que a presença de gás livre no escoamento causa instabilidades na curva de ganho de pressão versus vazão.  Essa curva passa a exibir um ponto de máximo, conhecido como ponto de ‘surging’, sendo que para vazões abaixo desse ponto, ocorre uma acentuada queda no ganho de pressão. Portanto, o conhecimento das condições operacionais de ocorrência do surging é de fundamental importância para a operação adequada da bomba. Dessa forma, o objetivo preliminar desse trabalho é correlacionar o fenômeno com os dados experimentais obtidos do circuito de ensaios de BCS do Laboratório Experimental de Petróleo - LABPETRO do CEPETRO/UNICAMP. Futuramente, esse resultado servirá de base para o desenvolvimento de uma técnica de monitoração on-line de BCS visando identificar o surging através de variações de pressão e de corrente elétrica do motor de acionamento da BCS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natache do Socorro Dias Arrifano Sassim, Universidade Estadual de Campinas

Engenheira Eletricista (UFPA, 1998), Mestre em Engenharia Elétrica na área de Controle e Automação (UFPA, 2000) e Doutora em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Controle (USP, 2004). Trabalha no CEPETRO / UNICAMP, desde 2006, como Engenheira de Controle e Automação atuando nas áreas de Instrumentação, Automação e Controle no LABPETRO. Docente do Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Paulista (UNIP). Principais linhas de pesquisa estão voltadas para o projeto e desenvolvimento de instrumentação para monitoração de variáveis de processos reais, sistemas controle e aquisição de dados para processos industriais e ferramentas de análise de sinais usando técnicas processamento no tempo e na frequência.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

SASSIM, N. do S. D. A. Monitoramento da operação do circuito experimental de bombas submersíveis elétricas do labpetro. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 116–116, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7555. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7555. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)