Banner Portal
Implementação de metodologia para monitorização de contaminação microbiana no ambiente de produção de matrizes de camundongos e de ratos SPF
PDF

Palavras-chave

Ambiente. Desinfecção. Esterilização. Anti-sepsia

Como Citar

ALVES, Edivana Aparecida Vespa. Implementação de metodologia para monitorização de contaminação microbiana no ambiente de produção de matrizes de camundongos e de ratos SPF. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 111–111, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7550. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Camundongos e ratos livres de agentes patogênicos (SPF) são modelos adequados para avaliar fenômenos biológicos em pesquisas. Matrizes destas espécies são mantidas na área de Gnotobiologia do CEMIB/Unicamp sob sistema de barreiras sanitárias e em unidades isoladoras. O objetivo foi monitorizar e validar os diferentes procedimentos para controle de contaminação microbiana. Avaliou-se a eficiência dos processos de desinfecção por testes microbiológicos de sedimentação espontânea de partículas do ar ambiente e junto aos difusores de insuflamento de ar. Coletaram-se amostras por meio de swabs das superfícies de braços e luvas das unidades isoladoras. Para validação e certificação da esterilização de materiais por autoclavagem foram utilizados testes com G. stearothermophyllus e pellets de ração. Os testes microbiológicos quantitativos demonstraram a eficiência dos processos utilizados. No teste qualitativo isolou-se Staphylococcus sp, Pseudomonas aeruginosa, Enterobacter sp, Klebsiella pneumoniae e Alcaligenes faecalis dos braços e luvas das unidades isoladoras indicando a necessidade de reavaliar os métodos de desinfecção, esterilização e anti-sepsia realizadas pelos técnicos que levaram a readequação dos Procedimentos Operacionais Padronizados utilizados. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edivana Aparecida Vespa Alves

Downloads

Não há dados estatísticos.