Implantação de procedimentos de preparação e testes de experimentos dos laboratórios de graduação da FEEC

Autores

  • Nestor Ezequiel Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7547

Palavras-chave:

Implantação. Procedimento. Planejamento. Preventiva. Instrução

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do projeto desenvolvido de renovação e implantação de novos procedimentos de testes e instruções técnicas de manutenção preventiva utilizados como documentos referência pela Seção de Apoio Técnico ao Ensino(SATE). Técnicos e estagiários do SATE executam os procedimentos de preparação, testes e manutenção de experimentos e depois relatam as ações feitas em formulários próprios desenvolvidos para registros e os documentos e ações estão sendo adequadas às aulas semestralmente. O projeto abrange quatorze laboratórios de graduação FEEC. Foram desenvolvidos registros e análises durante dez anos e proposto técnicas de revisão, testes e preparação de experimentos utilizados nos laboratórios. As atividades são desenvolvidas com orientação do supervisor do SATE e professores responsáveis pelas disciplinas e as ações são relatadas em documentos eletrônicos de registro, sendo possível identificar necessidades de suporte técnico. O projeto abrange realizar programação de execução e descrição de preparação e testes de experimentos elétricos e eletrônicos, equipamentos e instrumentos de medição, para técnicos e estagiários utilizarem como guia. Os bons resultados experimentais permitiram validar a implantação de documentos de procedimentos e instruções técnicas de manutenção preventiva programada para o SATE utilizá-los como referência na FEEC. Os registros realizados possibilitam fazer estudos e análises dos trabalhos realizados, sendo possível melhorar cada vez mais o processo e eliminar intercorrências nas aulas. Os registros feitos pelos técnicos contem informações úteis, que são repassadas aos integrantes da seção, e analisados para serem utilizados como fonte de experiência para planejamentos e intervenções, evitando problemas futuros nas aulas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nestor Ezequiel Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Elétrica - Modalidade Eletrônica pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (1999) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é engenheiro eletrônico - Diretor Técnico de Serviço da Diretoria de Apoio Técnico ao Ensino e Pesquisa da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica (AC)

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

OLIVEIRA, N. E. Implantação de procedimentos de preparação e testes de experimentos dos laboratórios de graduação da FEEC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 109–109, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7547. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7547. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão