Idealização do laboratório de conservação do arquivo edgard leuenroth - ael

Autores

  • Castorina Augusta Madureira Camargo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7546

Palavras-chave:

Preservação. Conservação. Restauração. Laboratório

Resumo

O Arquivo Edgard Leuenroth - Centro de Pesquisa e Documentação Social é um núcleo de documentação e pesquisa voltado para a captação de acervos, preservando a memória social, política e cultural brasileira. Tem como missão receber, cuidar, guardar e dar acesso aos documentosl. O AEL através de políticas de preservação vem conservando seu valioso acervo que hoje é composto por vários formatos.Dentro da estrutura organizacional do arquivo a Seção de Preservação elabora as políticas de preservação e tem como comprometimento zelar pelo acervo, para isso, monitora e mantém o estado de conservação dos documentos, protegendo-os dos agentes de deterioração e da ação do tempo. Controla os equipamentos de umidade e temperatura instalados nas áreas do acervo, realizando a leitura dos equipamentos duas vezes ao dia, cuida da segurança contra incêndio e sinistro, ato de vandalismo e da integridade dos documentos.Ao longo destes anos os técnicos da seção de preservação idealizavam e desejavam um espaço apropriado para executarem os trabalhos de conservação e restauração dos documentos do AEL. Com a amplitude e diversidade do acervo e devido sua importância, foi necessário e imprescindível à criação de um Laboratório de Conservação para melhor aprimorar os trabalhos técnicos e conservar seus documentos. Com a construção da nova sede do arquivo e através do projeto “Arquivo Edgard Leuenroth - Digitalização e Acesso On-line, Visando à Preservação e a Ampliação, das Possibilidades de Informação e Pesquisa de seu Acervo” elaborado pelo AEL e contemplado pela FAPESP, que se concretizou o Laboratório de Conservação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Castorina Augusta Madureira Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Possui especialização em Arte, Ensino e Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), habilitação em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e graduação em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Funcionária pública na Universidade Estadual de Campinas desde 1998. Especialista em Conservação de Acervos no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas / Arquivo Edgard Leuenroth. Supervisora da Seção de Preservação e Laboratório de Conservação no Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH/UNICAMP. Atua na área de Preservação de acervos, Conservação e Restauração.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

CAMARGO, C. A. M. Idealização do laboratório de conservação do arquivo edgard leuenroth - ael. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 108–108, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7546. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7546. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão