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Higienização das mãos: uma abordagem lúdica direcionada a equipe de enfermagem
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Palavras-chave

Enfermagem. Higienização das mãos. Infecção

Como Citar

PAULA, S. R. Higienização das mãos: uma abordagem lúdica direcionada a equipe de enfermagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 107–107, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7545. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7545. Acesso em: 27 mar. 2023.

Resumo

Introdução: Estima-se que 3% a 15% dos pacientes sob a hospitalização adquirem infecção hospitalar. Com está premissa à adesão e o resgate da importância da higienização das mãos pelos profissionais de saúde se faz necessária. Objetivos: resgatar nos profissionais a necessidade da higienização adequada das mãos bem como conhecimento e a importância da técnica correta Metodologia: atividade prática e lúdica nas unidades de internação, com a técnica de impregnação das mãos com tinta guache e sorteio aleatório para a técnica de higienização com os olhos vendados, após a técnica foi coletado amostra das áreas higienizadas e semeado em meio de cultura para revelar o crescimento bacteriano. Os pesquisadores estavam caracterizados de bactérias e com um radio tipo CD tocando uma musica do grupo Titãs sobre a higienização das mãos. Resultados: Através da atividade lúdica conseguimos uma maior adesão e participação dos profissionais em relação ao treinamento tradicional e após o crescimento dos meios de cultura houve um feed back para agregação de mais conhecimento sobre a prática de higienização das mãos e a resistência bacteriana e o custo elevado para o tratamento da infecção bem como a consequência aos pacientes. Conclusão: Apesar da disponibilidade de equipamentos e produtos novos para lavagem das mãos, cartazes ilustrativos, técnicas, manuais, reciclagens, ainda ha uma deficiência elevada na técnica e frequência na lavagem das mãos. Observamos a necessidade de investir em programas de motivação, adesão da lavagem das mãos entre os profissionais e reforçar o conhecimento sobre a transmissão de infecção. 
https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7545
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Copyright (c) 2016 Samuel Rodrigues Paula

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