Higienização das mãos: uma abordagem lúdica direcionada a equipe de enfermagem

Autores

  • Samuel Rodrigues Paula Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7545

Palavras-chave:

Enfermagem. Higienização das mãos. Infecção

Resumo

Introdução: Estima-se que 3% a 15% dos pacientes sob a hospitalização adquirem infecção hospitalar. Com está premissa à adesão e o resgate da importância da higienização das mãos pelos profissionais de saúde se faz necessária. Objetivos: resgatar nos profissionais a necessidade da higienização adequada das mãos bem como conhecimento e a importância da técnica correta Metodologia: atividade prática e lúdica nas unidades de internação, com a técnica de impregnação das mãos com tinta guache e sorteio aleatório para a técnica de higienização com os olhos vendados, após a técnica foi coletado amostra das áreas higienizadas e semeado em meio de cultura para revelar o crescimento bacteriano. Os pesquisadores estavam caracterizados de bactérias e com um radio tipo CD tocando uma musica do grupo Titãs sobre a higienização das mãos. Resultados: Através da atividade lúdica conseguimos uma maior adesão e participação dos profissionais em relação ao treinamento tradicional e após o crescimento dos meios de cultura houve um feed back para agregação de mais conhecimento sobre a prática de higienização das mãos e a resistência bacteriana e o custo elevado para o tratamento da infecção bem como a consequência aos pacientes. Conclusão: Apesar da disponibilidade de equipamentos e produtos novos para lavagem das mãos, cartazes ilustrativos, técnicas, manuais, reciclagens, ainda ha uma deficiência elevada na técnica e frequência na lavagem das mãos. Observamos a necessidade de investir em programas de motivação, adesão da lavagem das mãos entre os profissionais e reforçar o conhecimento sobre a transmissão de infecção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Rodrigues Paula, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Enfermagem pela (USC) Universidade do Sagrado Coração (2001). Especialização em Unidade de Terapia Intensiva pela (PUC) Pontificia Universidade Cátolica (2003). Mestrado em Enfermagem em Saúde Mental pela (UNG) Universidade Guarulhos (2006) Doutorando (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pressão Arterial - GEPPA/FCM - Unicamp. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Farmacologia Cardiovascular FCM - Unicamp. Enfermeiro Supervisor do Hospital de Clinicas H.C.( Unicamp) . Professor Adjunto da Universidade Paulista (UNIP) Campus Campinas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto, Saúde do Idoso e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Ser humano, Urgência e Emergência, Saúde Mental , Hipertensão Arterial e Cuidado.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

PAULA, S. R. Higienização das mãos: uma abordagem lúdica direcionada a equipe de enfermagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 107–107, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7545. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7545. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão