Banner Portal
Espaço da escrita – facilitando a internacionalização das publicações acadêmicas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Difusão do conhecimento. Publicação acadêmica. Redação científica. Pesquisa

Como Citar

CARVALHO, Teresa Helena Portela Freire. Espaço da escrita – facilitando a internacionalização das publicações acadêmicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 104–104, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7541. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O Espaço da Escrita está alinhado ao Programa Estratégico de Difusão do Conhecimento - Linha de Ação - Publicações Acadêmicas - Área Estratégica Pesquisa (Planes UNICAMP). Vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade - CGU, oferece serviços gratuitos de tradução e assessoria aos docentes da Unicamp com o objetivo de facilitar e estimular a publicação e/ou apresentação de seus trabalhos acadêmicos em revistas científicas e congressos internacionais.Foi criado em 2006 e, em seis anos de funcionamento, percebe-se crescimento constante da procura pelos serviços oferecidos. Hoje contamos já com 7 milhões de palavras traduzidas, correspondente a 1.474 trabalhos, dos quais 37% foram efetivamente publicados. Além dos serviços de tradução/versão e revisão, observou-se uma demanda latente de aprofundamento no domínio técnico da escrita científica. Nessa direção, o Espaço da Escrita já realizou dez cursos/workshops sobre escrita científica em inglês com participação significativa da comunidade acadêmica. O método utilizado, que permite o aprimoramento constante do Espaço da Escrita, é o de estimular a manifestação permanente dos usuários sobre os serviços oferecidos, seja de traduções/versões/revisões, seja de workshops ou palestras. A partir das avaliações feitas ao término de cada atividade realizada, foram implementadas algumas alterações, como a exigência de fornecimento de um glossário com os termos técnicos do artigo em questão e/ou textos de apoio para facilitar e qualificar a tradução/versão/revisão realizada, além da possibilidade de atendimento com hora marcada para revisão de artigos científicos com a presença do autor docente, pesquisador ou orientando. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Teresa Helena Portela Freire Carvalho

Downloads

Não há dados estatísticos.