Banner Portal
Conversas sobre música: um programa de caráter educacional na Webrádio UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Música. Audições orientadas. Educação musical. Programa de rádio. Formação musical

Como Citar

SCHROEDER, Jorge Luiz. Conversas sobre música: um programa de caráter educacional na Webrádio UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 101–101, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7537. Acesso em: 20 jul. 2024.

Resumo

Esta série de 24 programas foi elaborada a partir de um objetivo principal: aproximar mais as pessoas não musicistas do universo musical. Com a colaboração da professora Silvia Nassif (USP), pretendemos, através de audições comentadas de músicas de variados estilos, épocas e países, criar uma ponte entre as informações “de fora” do campo musical (informações biográficas de autores e intérpretes, descrições históricas e geográficas de apresentações ou de instrumentos, passagens anedóticas sobre certas situações musicais pitorescas) com o conhecimento “de dentro” do universo musical (noções sobre estrutura musical, aproximações estilísticas, formas, modos de execução etc.). Tomando como fundamentação teórica principalmente as reflexões sobre os sistemas simbólicos culturais elaboradas por Mikhail Bakhtin e seu círculo de colaboradores, concebemos as músicas como produções simbólicas, vinculadas a certas comunidades culturais específicas e a certos campos de atividades sociais e coletivas também específicas. Ainda que as músicas possam circular para fora de sua área sociocultural de origem, todas elas carregam consigo traços, marcas, valores e significações que, por um lado tornam possível identificá-las como pertencentes ou originárias de um espaço geográfico e de um tempo histórico determinados e, por outro, as aproximam ou distanciam umas das outras, tornando-as familiares ou estranhas conforme o público que as escuta. É buscando discutir e explicitar essa diversidade de sentidos construídos coletivamente e presente em gêneros e estilos musicais específicos, possíveis de serem apropriados mesmo fora de suas fronteiras originárias, que esta proposta foi elaborada. Tentamos assim uma estratégia de formação do ouvinte, mais do que de informação. 
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Jorge Luiz Schroeder

Downloads

Não há dados estatísticos.