Atividades com luz polarizada

Autores

  • Antonio Carlos Costa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7532

Palavras-chave:

Polarização. Polarizador. Analisador. Polarímetro

Resumo

A luz que atravessa um filtro polarizador, oscila num único plano. Se colocarmos um segundo filtro polarizador (Analisador) a seguir o primeiro, e os planos de polarização dos dois filtros coincidirem, a luz atravessará os dois filtros, ficando polarizada nesse plano. Mas se os planos dos dois filtros forem perpendiculares, nenhuma parte da luz polarizada pelo primeiro filtro conseguirá passar através do segundo. A luz também é polarizada quando é refletida numa superfície. Se observamos a luz refletida numa superfície através de um filtro polarizador, o reflexo desaparecerá se o plano de polarização do filtro for perpendicular à superfície refletora. Os cristais líquidos podem mudar o seu eixo de polarização quando por eles circula corrente eléctrica. Esse é o princípio usado nas telas de televisores, calculadoras e telefones celulares. Na nossa atividade fazemos o experimento em 3 fases: a) Demonstração da Lei de Malus, usando uma fonte laser de luz, papolarizador x analisador e detetor para verificar a variação da intensidade da luz variando o ângulo do analisador. b) Polarização por reflexão (Brewster), quando a luz não polarizada incide na superfície de um material refringente, observa-se que existe uma reflexão preferêncial em que o vetor campo elétrico vibra perpendicularmente ao plano de incidência. c) Medida da atividade óptica, usando um Polarímetro para a determinação da rotação da polaridade caso o material a ser testado apresente atividade óptica.Os resultados obtidos da luz polarizada e medidas de atividade óptica possuem aplicações tecnológicas, químicas, biológicas e astronômicas.

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Costa, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

COSTA, A. C. Atividades com luz polarizada. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 96–96, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7532. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7532. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Projetos Institucionais no Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

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