Ver, ouvir, sentir, apalpar e experimentar: descobrindo meu mundo

Autores

  • Márcia Martins Jacobucci Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7527

Palavras-chave:

Educação infantil. Creche. Percepção

Resumo

O Projeto foi desenvolvido no berçário manhã da Creche Área da Saúde em 2012 que atende crianças de 7 a 24 meses. Nossa proposta de trabalho busca compreender a criança como sujeito de sua aprendizagem, que na relação com o outro é capaz de descobrir o mundo. Os meses iniciais do primeiro ano de vida são marcadas por mudanças rápidas na vida do bebê. A leitura de mundo pela criança é feita pelos sentidos. Desde pequenos sempre observam, levam objetos a boca, cheiram, apertam e aos poucos vão descobrindo o ambiente a sua volta. Utilizam os sentidos para “desvendarem o mundo”. O Projeto surgiu após observação atenta em relação às necessidades da criança. Sabendo que elas “aprendem” de um modo diverso, principalmente pela repetição, imitação, exploração sensorial e através do brincar, as atividades do projeto serão planejadas e focadas no interesse e necessidades do bebê. Métodos e materiais: Foram realizadas diversas atividades como: livros sonoros, instrumentos musicais, manuseio de revistas, pés sensações, colagem com lã, manuseio de chocalhos, massinha de modelar comestível, gelatina, pintura com tintas, contato com a areia e água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Martins Jacobucci, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

JACOBUCCI, M. M. Ver, ouvir, sentir, apalpar e experimentar: descobrindo meu mundo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 344–344, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7527. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7527. Acesso em: 27 nov. 2022.