Sistema microcontrolado de alarme de temperatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7524

Palavras-chave:

Eletrônica. Projeto. Alarme. Temperatura

Resumo

O Hemocentro solicitou ao CEMEQ (Centro para Manutenção de Equipamentos) o projeto de um Alarme de Temperatura para sua sala de servidores. Como esses computadores de grande porte precisam funcionar dentro um intervalo de temperaturas, é necessário que um aparelho realize medidas de temperatura continuamente e alerte os usuários sobre panes no ar-condicionado, por exemplo, que fará com que os servidores deixem de funcionar.O Laboratório de Eletrônica do CEMEQ projetou o sistema em sua totalidade, desde os primeiros esboços baseados nas necessidades do usuário, programação, desenho e confecção das placas de circuito impresso, montagem e testes, até a instalação e orientação de operação.O aparelho consiste de uma central com teclado e painel, e dois módulos com avisos sonoro e luminoso. Basta o usuário configurar a temperatura de alarme e o aparelho fará o monitoramento contínuo da temperatura ambiente, inclusive com indicações no painel. O sistema foi instalado conforme o planejado e está em pleno funcionamento, não apresentando problemas. Este projeto mostra que é possível, usando-se recursos da própria Universidade, atender necessidades específicas das Unidades da Unicamp, sem contudo, recorrer a fornecedores externos. O aparelho aqui construído atendeu plenamente ao Hemocentro, ao mesmo tempo apresentando características de destaque: facilidade de instalação e operação, altamente personalizado (hardware e software), baixo custo, e o uso de recursos humanos e materiais da própria Unicamp, que leva ao desenvolvimento do conhecimento, contribuindo para o projeto de sistemas mais complexos e importantes no futuro próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilton Henrique Bertan, Universidade Estadual de Campinas

possui os títulos de Técnico em Eletro-Eletrônica (COTUCA/Unicamp, 1997), Engenheiro Eletricista (Unicamp, 2004) e Mestre em Engenharia Elétrica (Unicamp, 2004). Foi Metrologista do Laboratório de Calibração da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD e atualmente é Engenheiro Eletrônico no Centro de Manutenção de Equipamentos da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

BERTAN, H. H. Sistema microcontrolado de alarme de temperatura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 341–341, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7524. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7524. Acesso em: 25 set. 2022.