Sensibilidade gustativa e consumo de sal em indivíduos hipertensos e normotensos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v4i4.7522

Palavras-chave:

Enfermagem. Hipertensão. Limiar gustativo. Cloreto de sódio na dieta

Resumo

O consumo de sódio excessivo correlaciona-se com maior prevalência e agravo da hipertensão arterial sistêmica (HAS) sendo possível identificar o indivíduo com consumo excessivo mensurando a sensibilidade gustativa ao sal. Os objetivos foram avaliar os limiares gustativos de detecção (LD) e de reconhecimento (LR) ao sal, sua relações com o consumo de sal e testar as relações entre os limiares, perfil clínico e sociodemográfico.  Métodos: Participaram 54 sujeitos com HAS e 54 normotensos, com idade entre 30 e 65 anos. Realizou-se uma entrevista, avaliando-se o consumo de sal por métodos de auto-relato (sal percapita, Questionário de Frequência Alimentar de Sódio - QFASó e recordatório alimentar de 24h). Os LD e LR ao sal foram avaliados por teste gustativo. Realizou-se a analises descritiva e inferenciais. Resultados: O LD e LR foram maiores entre os hipertensos (p≤ 0,001). O consumo de sódio foi de normotenso 9,6 g/dia e hipertenso 12,1 g/dia, sendo maior entre hipertensos (p=0,046). O QFASó se correlacionou com o LD entre hipertensos (r=0,28, p=0,042) e com LR entre normotensos (r=0,28, p=0,043). Os valores médios da pressão arterial sistólica, diastólica e média, o índice de massa corpórea e a cintura abdominal foram maiores entre hipertensos. No grupo hipertenso, o sexo, circunferência abdominal, o uso de diurético e de outras medicações foram preditores do LD; enquanto o LR, o sexo e a circunferência abdominal, foram preditores. Considerações: Intervenções para redução do consumo de sal devem considerar as alterações no paladar, priorizando hipertensos, e os indivíduos com sobrepeso ou obesidade 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula de Moura Piovesana, Universidade Estadual de Campinas

Possui mestrado (2011), licenciatura (2014) e graduação (2003) em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas, pós-graduação em especializações em Cardiologia modalidade residência e Prevenção e Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, e especialização em estomaterapia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é enfermeira assistêncial do Hospital de Clínicas da UNICAMP e cursa o doutorado no programa de pós-graduação em enfermagem da UNICAMP. 

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

PIOVESANA, P. de M. Sensibilidade gustativa e consumo de sal em indivíduos hipertensos e normotensos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 4, n. 4, p. 339–339, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v4i4.7522. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7522. Acesso em: 6 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)